(Crédito: Reprodução)
No dia Internacional contra a Discriminação Racial, que é celebrado amanhã (21), a Amchan lançará o guia ‘Diversidade Racial – Como promovê-la e como ela pode contribuir com seu negócio? O e-book, idealizado pelo o sócio-diretor da Txai Consultoria, Reinaldo Bulgarelli, pretende incentivar empresas a investirem na igualdade racial.
“Mais de 50% da população brasileira se autodeclara negra. Se isso não for suficiente para qualquer empresa prestar atenção no tema, ela não estará considerando no seu negócio questões que envolvem uma visão mais ampla da sociedade brasileira, oportunidades de mercado e responsabilidade social corporativa”, enfatiza Bulgarelli.
De acordo com dados do Instituto Locomotiva, incluso no e-book, se a população negra do Brasil formasse um país, seria o 11º do mundo em habitantes, com 114,8 milhões de pessoas, e o 17º em consumo. Os dados apontam que o potencial econômico gerado por negros está sendo mal aproveitado, já que grande parte da população negra está excluída do mercado de trabalho e ausente dos cargos de liderança nas grandes empresas.
O e-book lista cinco posturas que devem ser consideradas dentro do ambiente de trabalho para estabelecer a igualdade nas empresas. São elas: não discriminar, eliminar barreiras, promover igualdade, promover diversidade e Inclusão e promover cooperação. No relacionamento com outros públicos, será necessário desenvolver lideranças e equipes conscientes; abrir espaço para fornecedores e empreendedores negros; apoiar ações na comunidade ou movimentos sociais que combatem o racismo e promovem equidade.
O estudo será lançado amanhã, durante evento na Amcham São Paulo. O autor debaterá a participação dos negros em posições de liderança empresarial com José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP), e Maurício Rodrigues, vice-presidente de Finanças da Bayer para a América Latina. O debate será mediado pela jornalista Joyce Ribeiro (apresentadora do Jornal da Cultura (TV Cultura), que também compartilhará sua trajetória profissional. O professor da FGV, Thiago Amparo, também abordará a aplicação de políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação.