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6.0 - ESTILO DE VIDAliteratura

Livros de inspiração para ser um empresário de sucesso

Alcançar o sucesso, ser ícone do setor em que está inserido no mercado ou, simplesmente, usufruir de um elevado padrão de vida, são alguns dos motivos mais determinantes que levam empresários e empreendedores a buscar por um continuo aprimoramento profissional e, também, pessoal.

O acervo de obras sobre como ser um empres√°rio de sucesso √© extenso e conta com diversas op√ß√Ķes de direcionamento e linguagem. Alguns s√£o bem espec√≠ficos e, por isso, possuem uma literatura mais complicada, t√©cnica. Outros, todavia, s√£o exemplos de bate-papos atrativos.

Elencamos alguns livros essenciais para os empresários que desejam ter bons resultados em seus negócios. Dessa lista, o resumo de duas obras (Pai Rico, Pai Pobre, de  Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, e O monge e o Executivo, de James C. Hunter) estão disponíveis exclusivamente na edição de Maio da Mais Influente Homem. Clique aqui e confira.

1 РA estratégia do Oceano Azul

Escrito por W. Chan Kim e Rene√© Mauborgne, o livro ‚ÄúA estrat√©gia do Oceano Azul‚ÄĚ fala sobre estrat√©gia competitiva e como tornar a concorr√™ncia irrelevante.

Explorando novos horizontes, o enredo oferece ideias que fogem da ‚Äúmesmice‚ÄĚ com que as pessoas est√£o acostumadas a lidar, o oceano vermelho, como s√£o referenciados no livro, √© a parcela do mercado que j√° foi explorada e que est√° abarrotada de gente.

O oceano azul é o território de ninguém, lugar em que não é necessário se preocupar com empresas adversárias porque elas, simplesmente, não existem.

A estrat√©gia √©, justamente, ser o primeiro no lan√ßamento de algum produto ou servi√ßo que revolucione o mercado e a ideia central do livro √© sobre como ser um empres√°rio de sucesso ao¬†oferecer essas novidades¬†e inova√ß√Ķes para p√ļblicos que, em muitos casos, n√£o foram alcan√ßados ainda.

O livro é um referencial, um manual, sobre como achar oceanos azuis num mundo tão tecnológico e modernizado, afinal, você não costuma ter a sensação de que tudo já foi criado, copiado e melhorado?

Os autores ainda tratam de dois tópicos fundamentais em qualquer negócio: Gerenciamento e liderança, características essenciais a serem encontradas nos empresários, que devem estar dispostos a enfrentar grandes mudanças para conseguir alavancar o crescimento da empresa.

2 – Sonho Grande

A jornalista Cristiane Correa foi ousada ao relatar em seu livro, ‚ÄúSonho Grande‚ÄĚ, sem concess√£o de entrevista pessoal, a hist√≥ria de tr√™s empres√°rios brasileiros que s√£o exemplos para novos e futuros empreendedores.

Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de empresas como Heinz, Burguer King, Lojas Americanas e várias marcas de cervejas, são modelos de que é possível se construir um verdadeiro império através do trabalho e da dedicação.

Quer saber como ser um empres√°rio de sucesso? Atrav√©s do relato da vida pessoal de cada um dos personagens desse trio, h√° algumas li√ß√Ķes extremamente importantes de serem aprendidas, como:

РConstrua uma equipe do tamanho do seu sonho: Para que sua empresa cresça, é preciso dispor de um grupo de sócios e funcionários que remem na mesma direção das metas e dos objetivos estabelecidos.

– Copie o que est√° dando certo: Um bom empreendedor consegue trazer, para o seu neg√≥cio, aquilo que √© bom e que d√° certo em outros segmentos, fazendo as adapta√ß√Ķes necess√°rias para a realidade da sua empresa.

РPratique a meritocracia: Estabeleça pré-requisitos para promover funcionários, mude-os de cargo de acordo com seus méritos e reconhecimentos e nunca por favoritismo ou interesses que fujam do contexto. Tenha plano de carreira no seu negócio e permita que seu funcionário saiba como ele funciona.

– Crie sistemas: O trio de sucesso praticava a regra¬†‚Äú20-70-10‚ÄĚ, onde 20% dos melhores colaboradores recebiam premia√ß√Ķes, 70% dos medianos eram mantidos e os 10% restantes, com pior aproveitamento, eram demitidos para dar lugar a novas caras e novas ideias.

3 – A √önica Coisa

Gary Keller e Jay Papasan trazem o conceito de que o foco pode trazer maravilhosos resultados para a vida de quem busca uma √ļnica coisa, um exclusivo e decisivo objetivo que deve ser perseguido com unhas e dentes.

A atualidade exige que as pessoas sejam multitarefas, ou seja, que se desdobrem em tantas quantas forem necess√°rias para dar conta de todos os afazeres do dia a dia.

Porém, se observarmos, a multiplicidade de atividades a serem concluídas acaba complicando a ordem das tarefas, fazendo com que em muitos casos, algumas sejam deixadas pela metade ou, até mesmo, concluídas de maneira insatisfatória.

O livro ‚ÄúA √önica Coisa‚ÄĚ prop√Ķe que, tanto na vida profissional como na pessoal, o indiv√≠duo elenque o que √© mais importante a ser realizado, dando prefer√™ncia para as atividades o que contribuir√£o com o alcance e cumprimento das metas e dos objetivos estabelecidos.

Perguntar-se, diariamente, sobre qual é a tarefa mais importante do dia e, posteriormente, planejar-se para cumpri-la, garante uma otimização da rotina, e o ganho de um desafio.

A regra sobre como ser um empresário de sucesso pode ser baseada na seguinte premissa básica: Uma coisa por dia. Afinal, de que adiantará ter dezenas de coisas para cumprir se nenhuma delas for realizada de maneira adequada e satisfatória?

4 – Feitas para Servir

Sua empresa oferece o melhor atendimento possível ao cliente e ainda consegue economizar dinheiro mesmo oferecendo produtos e serviços de altíssima qualidade? Se sua resposta foi sim para ambas as perguntas, parabéns! Você está trilhando os caminhos sobre como ser um empresário de sucesso!

Porém, se a realidade do dia a dia do negócio não é a mesma transcrita acima, pare e repense suas estratégias, afinal, é fato que sua empresa está em desvantagem se comparada as outras, que constroem uma organização sustentável, angariando, assim, maiores lucros.

Frances Frei e Anne Morris, autoras do livro ‚ÄúFeitas para Servir ‚Äď Como lucrar colocando o cliente no centro do seu neg√≥cio‚ÄĚ, atribuem o alcance do sucesso a pr√°ticas rotineiras, como por exemplo, na presta√ß√£o de √≥timos servi√ßos aos clientes da empresa.

As principais prestadoras de serviços tornaram-se mundialmente reconhecidas, justamente, pela excelência alcançada nos diversos setores do negócio.

√Č primordial trabalhar com o estabelecimento de metas no¬†relacionamento entre colaboradores¬†e organiza√ß√£o, afinal, o funcion√°rio √© o cart√£o de visitas da empresa, certo? As empresas tomadas por refer√™ncia no assunto s√£o as principais respons√°veis pela cultura que cria incentivos e motiva√ß√Ķes para que o funcion√°rio se supere m√™s a m√™s.

Por fim, o livro baseia-se em teorias e casos de sucesso real como Magazine Luiza, Walmart, entre outros, e subdivide-se em 4 tópicos: Oferta de serviços; Mecanismo de financiamento do serviço; Sistema de gestão de funcionários e Sistema de gestão de cliente.

5 РA Bíblia de Vendas

√Č prov√°vel que Jeffrey Gitomer n√£o tenha suposto o tamanho do sucesso que seu Best-seller alcan√ßaria, enquanto o escrevia. Grande¬†expert em vendas, o autor reuniu todos seus conhecimentos sobre a √°rea num livro completo e orientador, intitulado como¬†‚ÄúA B√≠blia de Vendas‚ÄĚ.

Na nova versão do livro, que foi revisto e corrigido, os empresários podem encontrar os 10,5 mandamentos do sucesso em vendas. São eles:

Pense: Qualquer negocia√ß√£o come√ßa na mente do negociador e, por isso, a import√Ęncia de que ele esteja sempre focado no objetivo final, que deve ser previamente pensado.

Acredite: Não deixe de acreditar nos quatro pilares responsáveis por fazer a venda acontecer: Acredite na empresa, no produto ou serviço oferecido, acredite em você mesmo e, principalmente, acredite que aquilo que você está oferecendo é o melhor para o cliente.

Envolva-se: Seja amigo do seu cliente, dê preferência por iniciar diálogos descontraídos e favoráveis para uma negociação mais simples, busque sempre o envolvimento pessoal e a compatibilidade com o cliente;

Descubra: Para suprir a necessidade do consumidor você precisa, primeiramente, saber o que ele quer comprar e para que quer comprar, sendo assim, sempre descubra os motivos do cliente antes de iniciar a venda;

Pergunte: Fazer questionamentos inteligentes aos seus clientes garante respostas que traduzem o que ele est√° buscando em sua empresa. √Č importante entender o perfil do consumidor e suas necessidades antes de negociar algo;

Observe: A habilidade da observação é extremamente valiosa no mercado! Bons vendedores escutam e observam bem, garantindo, assim, excelentes resultados no desempenho, seja no pessoal ou no do setor da empresa;

Atreva-se: Gitomer considera vendas e risco, como sin√īnimos e discursa sobre a impossibilidade de se alcan√ßar o sucesso sem uma ‚Äúpitada‚ÄĚ de atrevimento para alavancar os n√ļmeros;

Assuma: Se a venda não deu certo, não culpe o humor do cliente, a estrutura da empresa ou a falta do produto procurado, assuma a responsabilidade e aprenda com os erros, é fato que algo poderá ser aprendido e melhorado para uma próxima negociação;

Mereça: Não trabalhe apenas pela comissão do mês, vendedores que pensam exclusivamente no próximo salário deixam de ter acesso a verdadeiras fortunas, que são aquelas conquistadas quando se cativa clientes, tornando-os fiéis. Mereça o respeito e a amizade dos seus consumidores;

Prove: Converse com seus clientes e obtenha testemunhos, casos de sucesso e boas experiências que eles tiveram com seus produtos e serviços. Nada melhor do que provar, através do conhecimento, o tamanho do impacto que suas mercadorias causam na vida das pessoas;

10,5 ‚Äď Torne-se: De acordo com as palavras do autor ‚ÄúVoc√™ n√£o se torna um excelente vendedor em um dia. Voc√™ se torna um excelente vendedor no dia a dia‚ÄĚ (J. Gitomer).

6 – Reinvente sua empresa

Na dire√ß√£o contr√°ria da cultura atual, em que √© imposto fazer mais com menos, este livro revoluciona o mundo dos neg√≥cios discursando sobre op√ß√Ķes que mostram aos empres√°rios e empreendedores, como se fazer menos e, ainda assim, obter um maior lucro.

Em¬†‚ÄúReinvente sua empresa‚Ä̬†Jason Fried e David Hansson, autores da obra, provam que¬†workaholics¬†e sistemas tradicionais de promo√ß√£o s√£o paradigmas a serem quebrados e oferecem dicas revolucion√°rias para se administrar empresas que buscam um real aumento de sua efici√™ncia, atrav√©s de um trabalho otimizado e visto como inteligente.

Entre as filosofias citadas no livro, destacam-se algumas que ensinam em como ser um empres√°rio de sucesso. Conhe√ßa algumas das principais dicas do livro ‚ÄúReinvente sua empresa‚ÄĚ:

РAcerte no básico antes de partir para a melhoria das especificidades do negócio e do produto ou serviço oferecido,

РSempre que possível, simplifique processos e remova tudo o que for desnecessário;

– Recorde-se que nem sempre a empresa deve oferecer o que o cliente quer, mas sim o que ele precisa e, que em muitos casos, n√£o sabe;

– Seja traficante dos seus produtos! Ofere√ßa amostras gr√°tis e permita que seu p√ļblico-alvo conhe√ßa e vicie em seu produto;

РNão economize, jamais, na contratação dos melhores colaboradores de cada área, afinal, eles serão os responsáveis pelo crescimento do negócio.

7 – O Verdadeiro Poder

Legado do administrador e consultor Vicente Falconi, o livro ‚ÄúO Verdadeiro Poder‚ÄĚ compila em suas p√°ginas diversos casos de sucesso a que o autor esteve ligado no decorrer de sua vida profissional.

Atrav√©s de uma escrita din√Ęmica e did√°tica, Falconi esclarece quais s√£o os principais pontos a serem analisados e melhorados quando se busca respostas ao questionamento de como ser um empres√°rio de sucesso.

As experiências relatadas na obra são reais e foram vividas entre 1997 e 2009, período em que o autor esteve a frente de empresas, nacionalmente reconhecidas, como conselheiro.

Entre as muitas dicas trazidas pelo livro, uma das principais apresentadas, que √© tratada logo no primeiro cap√≠tulo da obra, determina qual o¬†foco¬†a ser seguido pela empresa, que, apesar das ondula√ß√Ķes e especificidades de cada neg√≥cio, deve ser baseado na satisfa√ß√£o de 4 essenciais stakeholders. S√£o eles os clientes, os funcion√°rios, a sociedade e os acionistas.

Falconi d√° continuidade a suas explica√ß√Ķes disponibilizando modelos para o estabelecimento das m√©tricas respons√°veis pela avalia√ß√£o da empresa, tanto de seus setores como em sua totalidade.

E, para concluir com chave de ouro, explica que os maiores motivos de fracasso das empresas, e, por consequência, de seus administradores, são as metas inalcançáveis estabelecidas erroneamente e, também, os planos de ação que não possuem bases sólidas em sua elaboração.

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