PUBLICIDADE

1.0 - RADARbrasil

Governo pretende ampliar vacina√ß√Ķes contra a febre amarela no pa√≠s

A √°rea de recomenda√ß√£o para a vacina da febre amarela agora estende-se para todo o territ√≥rio nacional. O an√ļncio foi feito nesta ter√ßa-feira (20) pelo ministro da Sa√ļde, Ricardo Barros. Segundo o ministro, a amplia√ß√£o da vacina ser√° gradual, com dura√ß√£o de um ano -a conclus√£o est√° programada para abril de 2019. A medida √© preventiva, para imunizar a popula√ß√£o em caso de um aumento da √°rea de circula√ß√£o do v√≠rus.

A pasta informa que ser√£o 77,5 milh√Ķes de pessoas vacinadas em todo o pa√≠s, justamente a estimativa de n√£o vacinados nas novas √°reas. Parte do Nordeste, Sul e Sudeste ainda n√£o estavam nas √°reas de vacina√ß√£o.

SP, RJ e BA são os primeiros estados a estenderem a vacinação a todos os seus municípios. A expectativa é que até abril de 2019, 1.586 municípios estejam incluídos como áreas com recomendação de vacina, atingindo 100% do território nacional.

Em julho, os três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) iniciam a vacinação em todos os seus municípios. Em janeiro de 2019, ela é estendida aos estados do Nordeste (Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte). Maranhão não será contemplado por já ser previamente área de recomendação da vacina.

O minist√©rio informa que desde janeiro de 2017 at√© o momento j√° foram enviadas 68,9 milh√Ķes de doses a todas as unidades da federa√ß√£o, das quais 23,8 milh√Ķes foram neste ano.

Fracionamento

As doses fracionadas da vacina -mais fracas, para permitir uma oferta maior de doses- seguir√£o sendo aplicadas apenas nos estados do Rio de Janeiro, S√£o Paulo e Bahia, os mesmos em que a amplia√ß√£o j√° ser√° estendida a todas as cidades. O plano do minist√©rio √© vacinar 40,9 milh√Ķes de pessoas somados esses tr√™s estados.

No restante do Nordeste e no Sul, a popula√ß√£o ser√° imunizada com a dose padr√£o. A extens√£o da vacina√ß√£o pretende vacinar 11,3 milh√Ķes de pessoas no Sul e 25,3 milh√Ķes no Nordeste.

O Minist√©rio da Sa√ļde solicitou ao laborat√≥rio produtor da vacina de febre amarela, Bio-Manguinhos/Fiocruz, um aumento de doses para a rotina de vacina√ß√£o de 2019.

Fonte: Di√°rio do Litoral/Folha Press

PUBLICIDADE