Governo criará secretaria para agilizar ingresso do Brasil na OCDE

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (16) que o governo criará uma secretaria vinculada à pasta para agilizar o processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Embaixada dos EUA se pronunciou, em nota, dizendo que “os Estados Unidos querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico”. De acordo com o Onyx, o decreto de criação da secretaria sairá até a próxima segunda-feira (20).

Segundo Onyx, a função da secretaria será “melhorar a relação do Brasil com organismos internacionais, com países membros que sejam mais fortes dentro da OCDE e buscar cada um dos passos de acreditação para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro desse time, que é o time que vence no mundo”, concluiu Onyx.

A OCDE, com sede em Paris, foi criada em 1961 e reúne 36 países-membros. A grande maioria deles representam economias desenvolvidas, como Estados Unidos, Japão e países da União Europeia. A organização é vista como um “clube dos ricos”. Chile e México são os únicos representantes da América Latina.