PUBLICIDADE

economia

Governo acaba com obrigatoriedade de simulador para tirar carteira

O ministro da Infraestrutura, Tarc√≠sio Freitas, disse hoje (13) que o governo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedi√ß√£o da Carteira Nacional de Habilita√ß√£o (CNH). A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Tr√Ęnsito (Contran). Al√©m de acabar com a obrigatoriedade do uso de simulador, o Contran tamb√©m diminuiu de 25 para 20 horas o n√ļmero de aulas pr√°ticas para os aspirantes a habilita√ß√£o da categoria B.

‚ÄúA gente j√° vinha falando ao longo do tempo e hoje estamos tirando a obrigatoriedade dos simuladores, que passam a ser facultativos. Ser√° uma op√ß√£o do condutor fazer a aula ou n√£o. Se ele julgar necess√°rio que aquilo √© importante para a forma√ß√£o dele, de que n√£o est√° seguro de sair para aula pr√°tica, ele poder√° fazer. Se n√£o quiser, ele n√£o ter√° que fazer a aula de simulador‚ÄĚ, disse o ministro.

O prazo para a implementação da nova regra é de 90 dias. Com a mudança, o condutor terá que obrigatoriamente fazer 20 horas de aulas práticas. Se optar pelo uso do simulador, serão 15 horas de aulas práticas e 5 horas no equipamento.

‚ÄúO simulador n√£o tem efic√°cia comprovada, ningu√©m conseguiu demonstrar que isso tem import√Ęncia para forma√ß√£o do condutor. Nos pa√≠ses ao redor do mundo, ele n√£o √© obrigat√≥rio, em pa√≠ses com excelentes n√≠veis de seguran√ßa no tr√Ęnsito tamb√©m n√£o h√° essa obrigatoriedade. Ent√£o, n√£o h√° preju√≠zo para a forma√ß√£o do condutor‚ÄĚ, disse Tarc√≠sio.

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. O ministro disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

‚ÄúIsso √© importante para muito centro de forma√ß√£o de condutores que n√£o possu√≠am o equipamento. Agora eles n√£o v√£o precisar adquirir o equipamento ou fazer comodato e isso certamente ter√° um custo na carteira. As aulas de simulador t√™m um custo diferente, mas d√° para estimar que a gente v√° ter uma redu√ß√£o de at√© 15%. A ideia √© deixar que o mercado defina isso‚ÄĚ, disse.

simuladores de direção veicular em autoescolas (Divulgação/Ministério das Cidades)

 

Foto: Divulgação / Ministério das Cidades