A próxima edição da Copa do Mundo será realizada em 2026 e terá os países da América do Norte como os países-sede. Só que essa edição marcará uma mudança importante no formato do torneio: o aumento para 48 seleções.
A princípio a Fifa informa que as 48 seleções estarão divididas em grupos de três equipes. As duas primeiras colocadas passarão para o mata-mata. Só que, além disso, a entidade que organiza o futebol mundial pensa em inserir disputa de pênaltis nesta primeira fase.
“Se a Fifa for com grupos de três times, a introdução de pênaltis – para determinar qual time pode reivindicar um ponto de bônus no caso de um jogo empatado após 90 minutos na fase de grupos – é uma opção para decidir qual time avança. Para evitar uma possível manipulação a disputa de pênaltis pode ocorrer antes do pontapé inicial”, explicou uma reportagem do Yahoo Esportes.
Marco Van Basten, ídolo da Holanda e diretor de desenvolvimento da Fifa, já deu declarações falando sobre a adoção dos pênaltis na fase de grupos.
“Os pênaltis podem realmente ser uma opção para torneios com grupos de três em que você joga contra dois oponentes”, disse em entrevista ao Bild.
Diminuir riscos de conluios
Essa medida de inserir pênaltis na fase de grupos é uma alternativa para eliminar possibilidades de conluios entre as seleções.
“Pode ficar bem apertado. Se um time, por exemplo, empatar uma partida por 0 a 0 e vencer a outra por 1 a 0, há um alto risco de que as três equipes empatem em pontos e gols no final”, finalizou Van Basten.
*Com informações do Somos Fanáticos Brasil