PUBLICIDADE

Gest√£o

dicas de carreira de Lisiane Lemos, nova integrante da equipe de criadores do LinkedIn

Especialista em transforma√ß√£o digital, Forbes Under 30 em 2017,¬† co-fundadora do programa Conselheira 101, palestrante, LinkedIn Top Voice ‚Äď e rec√©m admitida ao time de criadores da rede social, Lisiane Lemos est√° virando uma marca que une tecnologia, diversidade e que ainda parece estar em mais de dois lugares ao mesmo tempo. Na verdade, a executiva usa boas ferramentas de organiza√ß√£o de tempo, gest√£o de carreira e cuidados com suas finan√ßas que a permitem colocar sua marca em projetos e eventos relevantes, al√©m de apoiar outras mulheres a conseguir o mesmo. Aqui, ela d√° seus principais conselhos de carreira, n√£o importa a √°rea de atua√ß√£o. ‚ÄúEu nunca pensei em ter uma carreira corporativa e muito menos em tecnologia, mas hoje me vejo como uma l√≠der corporativa e quero compartilhar para que outras mulheres tamb√©m cheguem l√°.‚ÄĚ

1. Afie seu inglês

‚ÄúN√£o espere a oportunidade para se comunicar nos lugares em que voc√™ vai precisar circular. Fa√ßo cursos de ingl√™s anualmente para me aprimorar. N√£o perca uma oportunidade por causa disso.‚ÄĚ

‚ÄúSempre fa√ßa aquela pergunta de quanto tempo voc√™ consegue sobreviver se perder seu emprego hoje. Eu n√£o fazia essa conta porque eu sabia que n√£o iria gostar da resposta. Mas quando eu me organizei, com a ajuda de consultoria, e comecei a ter independ√™ncia financeira, pude fazer melhores escolhas de carreira. A√≠ eu pude optar pelo que eu realmente gosto e n√£o ir s√≥ pelo aumento. E isso tem a ver tamb√©m com escolhas pessoais. Um dia decidi que queria ir para a Expo 2020 em Dubai, um evento de inova√ß√£o que eu queria muito ir. Normalmente eu nem pe√ßo para a empresa pagar, porque quero ir como criadora de conte√ļdo que vai mostrar inova√ß√£o. N√£o queria ir com o patroc√≠nio do Google e da Microsoft ou qualquer outra empresa.‚ÄĚ

3. Crie sua marca 

‚ÄúMe esforcei para ter um nome para al√©m de qualquer companhia. Quando passa o dia 30 e voc√™ recebe o seu sal√°rio, voc√™ pode ser mandado embora a qualquer momento. Eu comecei como Lisiane da Microsoft, mas eu me esforcei para n√£o atrelar minha carreira apenas √†s empresas. Mas estudei a fundo o que gera conflito e o que n√£o gera. Se eu trabalho com marketing digital, n√£o posso falar disso nos meus canais pessoais e nem vou fazer palestras remuneradas sobre o assunto. √Č bom ser advogado para certas coisas.‚ÄĚ

‚ÄúEu levo √† risca a separa√ß√£o entre meu papel de funcion√°ria [ela trabalha para uma gigante de tecnologia] e minhas atividades fora da empresa. Eu li as 30 p√°ginas do meu contrato de admiss√£o. Pra mim, isso √© uma forma de rela√ß√£o de trabalho equilibrada. A empresa espera que eu entregue o meu melhor no hor√°rio comercial. Se estou dando essa entrevista, √© porque est√° fora do meu expediente. Assim, eu pude profissionalizar minhas palestras. E transformei isso em uma fonte de renda, desde que o cliente n√£o estivesse na minha carteira.‚ÄĚ

5. Faça seu Business Canva

‚ÄúEu investi em uma assistente pessoal, assessoria de imprensa, em mentoria de carreira, em consultoria financeira. Mas tudo isso tem um retorno, eu acredito. Eu enxergo minha carreira como um produto. Eu aconselho fazer um business canva pra voc√™: qual a sua miss√£o, quais seus valores, quais s√£o os produtos que voc√™ oferece, quais ser√£o seus canais de venda e quais s√£o seus inegoci√°veis.‚ÄĚ

6. Delegue

‚Äú√Č muito melhor ter uma assistente pessoal que agenda meus treinos quando eu viajo do que eu perder horas do meu dia pra fazer isso [Lisiane treina diariamente com personal trainer, mesmo quando est√° fora de casa]. Ela vai ser mais r√°pida e mais eficiente. √Č muito melhor ter algu√©m pra cuidar das minhas redes sociais: os meus posts s√£o todos agendados. Nem todas as pessoas no mundo corporativo olham com bons olhos voc√™ ter duas carreiras. Eu me preocupo muito com a minha imagem profissional.‚ÄĚ

‚ÄúEu trabalho para ser uma pessoa que conecta pessoas. Meu network funciona assim, recomendando pessoas quando algu√©m me pede indica√ß√Ķes. Acredito que, quanto mais alian√ßas eu fa√ßo, maior a igualdade dentro dos ambientes. E tudo o que eu fa√ßo √© porque eu gosto e acredito. Quando criei o Blacks at Microsoft √© porque eu era uma das primeiras mulheres negras naquela companhia e achei que aquilo n√£o podia acontecer mais. Quando algu√©m me chama para um conselho, mesmo que eu saiba que n√£o tenho mais tempo para isso, eu vou para a conversa porque vou falar de grupos de mulheres que podem ocupar a cadeira.‚ÄĚ

8. A gente deve se preparar para o melhor

‚ÄúSe a vaga da sua vida acontecer do dia pra noite, seu curr√≠culo tem que estar pronto. Quando minha mentora me indicou para o Under 30 da Forbes, ela me ligou e pediu meu curr√≠culo em cinco minutos. Eu estava no estacionamento do cliente, abri meu celular e mandei meu curr√≠culo. Quando mudei de emprego pela √ļltima vez, foi exatamente a mesma coisa. Quanto mais s√™nior voc√™ fica, s√£o esses telefonemas que v√£o te dar a oportunidade. Voc√™ sempre tem que estar pronta com esse pitch em ingl√™s e em portugu√™s na ponta da l√≠ngua. Ent√£o, quando eu ia fazer uma entrevista de carreira, eu j√° sabia tudo o que eu ia falar, tamb√©m em ingl√™s.‚ÄĚ

9. Prepare-se no longo prazo

‚ÄúEu me comparo a quem j√° est√° no lugar que eu quero ocupar para entender o que preciso aprender para chegar l√° tamb√©m. Se tem um homem de 50 anos na presid√™ncia de um conselho, o que ele sabe que eu posso aprender? Fa√ßo um mapa da empatia e vou investindo, uso os dados a meu favor.‚ÄĚ

‚ÄúPara as minorias, grupos de afinidade sempre √© chave do sucesso. Esses grupos, de mulheres, de pessoas negras, tiveram muita import√Ęncia na minha carreira e ainda t√™m.‚ÄĚ

11. No começo, mergulhe no cargo

‚ÄúNo primeiro semestre de cada cargo, eu dou um tempo dos meus trabalhos volunt√°rios para entender muito bem o meu novo lugar, a cultura, o mercado etc. Geralmente depois que estou executando muito bem o meu trabalho, a√≠ eu volto pro voluntariado. Porque se eu n√£o estiver batendo cota, vai ser a primeira coisa que as pessoas v√£o olhar. Se o meu n√ļmero n√£o t√° bom, voc√™ n√£o vai me ver dando entrevista. Na minha cabe√ßa, sempre ficou claro que eu quero ser uma l√≠der do ambiente corporativo. Ainda quero ser uma pessoa que apresenta tecnologia e inova√ß√£o para pessoas que nunca pensaram nisso.‚ÄĚ

PUBLICIDADE