O fim do ano é o período em que muitos brasileiros vão às compras, mas também é a época em que os bandidos cibernéticos preparam armadilhas para praticar crimes. A professora Michele Bazana, coordenadora do curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT, preparou algumas dicas de segurança na internet que podem evitar dores de cabeça nesta época do ano.
“Além das nossas preferências de conexão e lixos eletrônicos, o nosso computador armazena senhas de acesso à portais e bancos eletrônicos, dados como RG, CPF e endereço residencial e tantas outras informações pessoais, tornando a vida privada mais pública do que nunca”, alerta. Mas, segundo Bazana, nenhum sistema de proteção será eficiente o bastante se a conduta do usuário no ambiente virtual não for responsável.
Confira as dicas da coordenadora para se prevenir dos ataques virtuais:
1 Crie senhas com caracteres especiais. Sempre uma combinação de letras e números;
2 Utilize um antivírus e o atualize com frequência para diminuir a vulnerabilidade;
3 Habilite o firewall – software que filtra o tráfego malicioso da internet impedindo que estranhos acessem sua máquina, como hackers e vírus;
4 Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos que em sua maioria encobrem arquivos do tipo espião, cuja característica é vasculhar sua máquina;
5 Redes sociais: cuidado com as informações que compartilha e com as solicitações de amizade que aceita. Desconhecidos podem ter acesso a informações muito pessoais.
6 Ao acessar um site para fazer transações financeiras, verifique se o endereço contém o “S” após a sequência de letras “http” (ex: https://endereço). Se houver, significa que o site tem um protocolo de segurança.
7 Utilize bloqueios de segurança no aparelho móvel. Aqueles padrões de desbloqueio que você precisa ligar os pontos na tela são muito previsíveis. Na internet é possível encontrar inúmeras pesquisas que revelam os “desenhos” mais utilizados para bloqueio.
8 Um tipo de crime chamado de ransomware, uma forma de extorsão por meio de sequestro de dados, tem se tornado muito comum. O vírus é instalado no momento em que a vítima faz o download de um navegador e permite que o hacker roube todos os arquivos do computador. Após o roubo, o bandido entra em contato para pedir o resgate.
9 Evite o acesso a bancos em rede wi-fi pública ou abertas e, antes de se conectar a uma rede deste tipo, certifique-se que seu aparelho está configurado para usar uma conexão segura. É importante desabilitar a função de wi-fi automática.
10 Por fim, o endereço https://haveibeenpwned.com/ pode te ajudar a descobrir se a sua conta já foi exposta. Digite o seu e-mail e, dependendo do diagnóstico, troque a sua senha imediatamente.
Foto: Reprodução
Deixe um comentário