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Gest√£o

Daslu, pioneira do luxo brasileiro, vai a leilão com lance mínimo de R$ 1,4 milhão

A marca Daslu, da rede pioneira em varejo de luxo no Brasil, será leiloada seis anos após a empresa ter sua falência decretada. O certame, que se encerra no dia 11 de maio, é realizado pela Sodré Santoro e tem lance inicial de R$ 1,4 milhão.

Outras submarcas da varejista também serão vendidas para quitar as dívidas da empresa, que já foi considerada a principal referência do luxo brasileiro.

A Daslu foi criada por Lucia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha na década de 1960 e ganhou os holofotes a partir de 1990, sob o comando de Eliana Tranchesi, filha de Lucia. A rede foi a primeira varejista a trazer grandes grifes internacionais para o mercado brasileiro em uma época em que os produtos ainda eram de difícil acesso aos consumidores.

O primeiro casarão da Daslu ficava na Vila Nova Conceição, um dos bairros com metro quadrado mais caros de São Paulo. O negócio deu certo por mais de uma década. Em 2004, no auge da fama, entre 75% e 80% das pessoas que visitavam a loja não iam embora sem fazer uma compra, de acordo com um levantamento da Folha de S.Paulo realizado à época.

Ainda de acordo com as estimativas da Folha, o faturamento da empresa chegou a atingir mais de R$ 400 milh√Ķes no per√≠odo.

Para expandir o neg√≥cio, a Daslu se mudou para uma nova unidade localizada na Marginal Pinheiros, onde hoje est√° o shopping JK Iguatemi. Na √©poca, o investimento foi de R$ 200 milh√Ķes pelo terreno de mais de 60 mil metros quadrados. A empresa chegou a ter mais de mil funcion√°rios.

Pouco tempo ap√≥s a inaugura√ß√£o da nova unidade, chamada de Villa Daslu, a empresa passou por inspe√ß√Ķes da Pol√≠cia Federal, que investigava den√ļncias de sonega√ß√£o fiscal.

Tranchesi foi detida e indiciada pelo crime, al√©m de ter sido processada por forma√ß√£o de quadrilha, falsifica√ß√£o de documentos e fraude em importa√ß√Ķes.

A empres√°ria cumpriu a maior parte de sua pena em liberdade e continuou a atuar na marca, mesmo depois da venda para o Laep Investiments, do empres√°rio Marcus Elias, que tamb√©m controlava a Parmalat. A opera√ß√£o, conclu√≠da em 2011, movimentou R$ 65 milh√Ķes. Nessa √©poca, a Daslu abriu sua primeira lo

A estrat√©gia para reerguer a rede previa mais lojas em shoppings, com menos glamour e mais confec√ß√Ķes pr√≥prias ‚Äď a primeira delas ficava no Cidade Jardim, na capital paulista. Tranchesi fez parte do processo at√© 2012, quando morreu em decorr√™ncia de um c√Ęncer no pulm√£o. Quatro anos mais tarde, a empresa teve sua fal√™ncia decretada pela justi√ßa brasileira.

Leil√£o
A organizadora da leil√Ķes Sodr√© Santoro foi selecionada pelo juiz respons√°vel pelo caso da Daslu. Os lances j√° podem ser feitos de forma online.

‚ÄúExiste um perito t√©cnico que faz a avalia√ß√£o da empresa para o leil√£o. Essa estimativa do valor funciona com uma avalia√ß√£o de um im√≥vel. O perito leva em considera√ß√£o o valor que essa marca j√° teve no passado e as vari√°veis do presente. Inicialmente, o montante estava em R$ 1,2 milh√£o, mas ap√≥s um tempo foi atualizado pelo juiz para R$ 1,4 milh√£o‚ÄĚ, explica Sidney Palharini J√ļnior, advogado da Sodr√© Santoro.

De acordo com ele, caso não haja nenhum interessado até o dia 11, serão abertas mais três oportunidades para lances. Na segunda tentativa, o valor pode cair até 50%, e na terceira o ofertante com o melhor lance leva os ativos, independentemente do valor da avaliação.

A leiloeira Mariana Lauro Sodr√© Santoro Batochio afirma que a expectativa para o leil√£o √© grande. ‚Äú√Č uma marca que abriu portas para o Brasil de grifes importadas que n√£o eram vendidas aqui. Eu acho que ela teve um papel muito importante‚ÄĚ, comenta.

‚ÄúEu acho que √© necess√°rio fazer uma super curadoria, o que era um grande diferencial da Daslu. Era isso que eles vendiam. Ent√£o eu acho que esse mix √© importante‚ÄĚ, completa.

Carolina Lauro Sodr√© Santoro, tamb√©m leiloeira da empresa, acredita que o marketing vai ser determinante. ‚ÄúEu acho que √© uma quest√£o de marketing e de posicionamento. Se [o comprador] for um grupo grande e vier com o intuito de fazer a marca renascer, pode dar certo‚ÄĚ, diz.

Para elas, o conceito de lojas multimarcas de luxo não existe no país e, se for bem explorado, pode voltar ao glamour do passado.

*Com informa√ß√Ķes da Forbes