PUBLICIDADE

corpo & fitness

Corrida e caminhada trazem benefícios à circulação

√Č ineg√°vel que praticar atividade f√≠sica faz bem para a sa√ļde. Por√©m, √© comum que apare√ßam d√ļvidas na hora de escolher qual exerc√≠cio fazer. Muitas pessoas acreditam que a corrida e a caminhada servem para a mesma coisa, mas, apesar de possu√≠rem benef√≠cios parecidos, os objetivos atingidos atrav√©s de cada um dos exerc√≠cios s√£o distintos. ‚ÄúTanto a caminhada quanto a corrida s√£o boas para a sa√ļde e alguns benef√≠cios s√£o comuns em ambas as modalidades, como por exemplo, o controle da hipertens√£o, da diabetes e do colesterol e a libera√ß√£o de endorfinas, horm√īnios que relaxam o corpo, geram sensa√ß√£o de bem-estar e auxiliam a boa qualidade do sono. Por√©m, na hora da escolha, tudo depende do objetivo final: perda de peso, condicionamento f√≠sico ou ambos‚ÄĚ, afirma a cirurgi√£ vascular Dra. Aline Lamaita, angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. ‚ÄúMas ambos s√£o excelentes para o sistema circulat√≥rio, pois a pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos aumenta o fluxo da circula√ß√£o do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxig√™nio √†s c√©lulas dos m√ļsculos e tecidos pr√≥ximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao cora√ß√£o para ser bombeado novamente‚ÄĚ, completa a m√©dica.

Se o objetivo √© perder peso ou competir, a corrida √© a melhor escolha. Na corrida, a capacidade de perda energ√©tica e, consequentemente, de perda de peso √© maior. Al√©m de contribuir para a queima de gordura, o exerc√≠cio ajuda a desenvolver os m√ļsculos e fortalecer o sistema imunol√≥gico. Por√©m, a corrida √© indicada para pessoas que t√™m maior aptid√£o e um condicionamento f√≠sico melhor. ‚ÄúQuando corremos o impacto nas articula√ß√Ķes e o n√≠vel de exig√™ncia muscular √© maior, o que aumenta os riscos de poss√≠veis les√Ķes. Mas, se aliada √† muscula√ß√£o, os riscos de sofrer com estas les√Ķes podem ser diminu√≠dos‚ÄĚ, explica a m√©dica. Para diminuir as dores p√≥s-corrida, uma boa estrat√©gia √© apostar nas meias el√°sticas esportivas de compress√£o. ‚ÄúElas t√™m compress√£o graduada que pode variar de 15-23 mmHg at√© 20-30 mmHg dependendo do fabricante e s√£o capazes de: melhorar o retorno venoso, manter a musculatura aquecida, reduzir a fadiga muscular, acelerar a recupera√ß√£o, diminuir a incid√™ncia de c√Ęimbras e dores na panturrilha, al√©m oferecer efeito ben√©fico durante o exerc√≠cio ‚Äď o que pode melhorar a performance‚ÄĚ, explica a Dra. Aline Lamaita. H√° um efeito imediato e uma a√ß√£o p√≥s-atividade f√≠sica. ‚ÄúO uso da meia diminui os produtos de degrada√ß√£o, os √°cidos l√°tico e pir√ļvico, que est√£o ligados √†quela dor muscular do dia seguinte (ou 48 horas depois) de uma corrida, por exemplo. No caso da meia, acelerando a circula√ß√£o, ela diminui a concentra√ß√£o desses √°cidos‚ÄĚ, explica. Apesar dos multibenef√≠cios, a m√©dica alerta que √© importante sempre ficar atento √†s especifica√ß√Ķes da meia, tirar medidas adequadas para que a meia tenha um ajuste perfeito nas pernas e consultar um cirurgi√£o vascular.

J√° se o objetivo √© sair do sedentarismo ou preparar o corpo para atividades f√≠sicas mais pesadas, a caminhada √© o ideal. Segundo a Dra. Aline, a caminhada protege mais o cora√ß√£o, por exigir menos esfor√ßo dele. O risco de les√Ķes ao caminhar tamb√©m √© menor quando comparado a corrida. Al√©m disso, a atividade auxilia no combate a osteoporose, protege contra infartos e pode ser realizada por um grupo maior de pessoas, como iniciantes, idosos e obesos.

Por√©m, o mais importante √© sempre respeitar seus limites. Para quem quer come√ßar a correr, algumas dicas como: intercalar entre corrida e caminhada, focar na respira√ß√£o e fazer exerc√≠cios para fortalecer a musculatura podem ser muito proveitosas. ‚ÄúTanto a caminhada quanto a corrida tem seu prop√≥sito e o ideal √© que, antes de iniciar qualquer exerc√≠cio, seja realizada uma avalia√ß√£o m√©dica. Com isso, poder√° ser indicada para o praticante a modalidade que traga mais benef√≠cios para ele. Se bem indicadas e feitas com a assist√™ncia profissional adequada, ambas as atividades podem melhorar muito o nosso sistema circulat√≥rio‚ÄĚ, finaliza a cirurgi√£ vascular.

 - REVISTA MAISJR

PUBLICIDADE