Monsaraz é uma pequena vila medieval localizada na região do Alentejo, em Portugal. Suas ruas estreitas de pedra e as casas pintadas de branco agregam encanto à cidade e seus habitantes. Ao passar pelas muralhas que protegem o povoado, entramos em uma viagem pelo tempo em um vilarejo que é puro charme. Rodeado por planícies que se estendem até perder de vista e diversos cenários românticos e fascinantes, é o destino perfeito para conhecer acompanhado da pessoa amada ou da família.
Principal atração turística, o Castelo de Monsaraz é bem preservado e conta muito da história do país. No topo da construção do século 14, é possível ter uma vista panorâmica dos campos e do Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, construído sobre o Rio Guadiana. Contempla ótimas condições para atividades ao ar livre e a prática de esportes aquáticos, como vela, ski, wakeboard ou passeios de barco.
Até o céu noturno de Monsaraz é um convite para os olhos. A região onde está situada foi a primeira a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas. O Observatório do Lago Alqueva é um lugar agradável e protegido da poluição luminosa das grandes cidades, onde os turistas podem descobrir e explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano.
Durante o mês de julho, é realizada a bienal “Monsaraz Museu Aberto”, uma oportunidade para conhecer os hábitos e costumes alentejanos no artesanato, na gastronomia e nos vários espetáculos culturais, incluindo a música, o teatro, a dança e exposições de artes plásticas.
O destino fica ainda melhor nas festas de fim de ano. Suas ruas são povoadas com um presépio em tamanho real, com esculturas belíssimas em partes diferentes da vila. Vale lembrar que o local também conta com mostras de arte na Igreja de Santiago, um museu sobre a cultura judaica na região, a Casa da Inquisição, e excelentes lojas de artesanato e souvenires.
Fotos: Reprodução
Deixe um comentário