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As redes varejistas de moda associadas à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa cerca de 90 marcas, reportaram bom desempenho de vendas em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo levantamento da ABVTEX, 82% registraram resultados melhores e 18% consideraram igual ou pior no comparativo.
De acordo com o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, o gradativo resgate do nível de confiança do consumidor brasileiro tem impulsionado o varejo de moda. “Mesmo com o aumento das despesas de início de ano, que envolvem o orçamento familiar com IPVA e IPTU, matrícula e material escolar, nota-se que os artigos de vestuário estão na lista de itens necessários dos consumidores”, afirma.
O diretor avalia, no entanto, que o bom desempenho deve ser visto com cautela. “Ainda há pontos de atenção a considerar, como o nível de desemprego ainda elevado, mesmo que em desaceleração, que ainda impacta o poder de compra das famílias. O crescimento depende das reformas efetuadas pelo novo governo e da equalização das questões econômicas e políticas do País”, analisa.
Outono/Inverno
A ABVTEX não faz projeções, mas acredita que o varejo têxtil deve manter estabilidade nas vendas no primeiro semestre, no comparativo com igual período do ano anterior. Segundo a entidade, após o carnaval as redes de varejo lançam o preview da coleção Outono/Inverno e a a virada de coleção tem o desafio de atrair clientes em um período de pós-festas e antes do Dia das Mães (segunda melhor data anual para o varejo de moda).
“Esta é uma estação que traz às vitrines produtos de maior valor agregado. “Se a chegada do frio acontecer no momento certo, podemos esperar resultados ainda melhores para o setor próximo das datas importantes, como Dia das Mães e Dia dos Namorados”, analisa o diretor executivo.