PUBLICIDADE

esporte

Começou a Copa Libertadores 2017

O torneio mais cobiçado do continente teve o sorteio de sua próxima edição realizado na noite de ontem em Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol. Os clubes brasileiros conheceram seus adversários na Copa Libertadores 2017. O ponto alto do evento foi uma emocionante homenagem feita à Chapecoense.

A edi√ß√£o do pr√≥ximo ano est√° cheia de novidades. Com um n√ļmero recorde de 47 participantes, o torneio come√ßar√° em janeiro e terminar√° em novembro. No dia 23 de janeiro, come√ßa a fase preliminar. As outras duas fases preliminares terminar√£o antes do Carnaval, no dia 23 de fevereiro, classificando quatro equipes para a pr√≥xima etapa.

A fase de grupos terá início no dia 7 de março e vai até o dia 25 de maio. Depois disso o torneio terá uma pausa, retornando no dia 4 de julho com a primeira partida das oitavas de final. Entre as partidas de ida e volta dessa fase, haverá um espaço de mais de um mês. A etapa de mata-mata vai até o dia 2 de novembro. As partidas da decisão do título estão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro.

Outra novidade na Libertadores de 2017 √© o novo sorteio que ser√° realizado para confirmar os confrontos das oitavas de final, assim como acontece na Liga dos Campe√Ķes da Europa. Nas edi√ß√Ķes anteriores, o melhor colocado da fase de grupos enfrentava nas oitavas de final o pior colocado, e assim sucessivamente.

Os oito times brasileiros classificados para o torneio são: Palmeiras, Santos e Flamengo e Atlético-MG (quatro primeiros colocados do Brasileirão); Grêmio (campeão da Copa do Brasil); Chapecoense (campeã da Copa Sul-Americana); Botafogo e Atlético-PR (quinto e sexto colocados do campeonato nacional, que entrariam na fase de repescagem da Libertadores).

O atual campe√£o brasileiro, Palmeiras, est√° no Grupo 5 da competi√ß√£o com Pe√Īarol (Uruguai), Jorge Wilstermann (Bol√≠via) e um outro time que sair√° da repescagem. J√° o Santos ter√° pela frente no Grupo 2 o Independiente Santa F√© (Col√īmbia) e o Sporting Cristal (Peru), al√©m de outro time que vir√° da repescagem.

O Flamengo está no Grupo 4, um dos mais complicados. Além de um rival da repescagem, seus adversários serão dois times tradicionais do campeonato: San Lorenzo (Argentina) e Universidad Católica (Chile). No Grupo 6, o Atlético-MG já tem seus três adversários definidos. São eles: Libertad (Paraguai), Godoy Cruz (Argentina) e Sport Boys (Bolívia).

O campe√£o da Copa do Brasil tamb√©m j√° conhece os tr√™s times do Grupo 8. Gr√™mio ter√° pela frente Guaran√≠ (Paraguai), Zamora (Venezuela) e Deportivo Iquique (Chile), um grupo teoricamente mais tranquilo. A Chapecoense, por sua vez, ter√° uma dif√≠cil tarefa no Grupo 7, contra o Nacional (Uruguai), Lan√ļs (Argentina) e Zuli√° (Venezuela).

Entre os times brasileiros na repescagem, teremos confrontos equilibrados. Em disputa de mata-mata, o Atl√©tico-PR vai enfrentar o Millonarios (Col√īmbia) enquanto o Botafogo ter√° pela frente o Colo Colo (Chile). Passando dessa fase, os dois times ainda ter√£o um segundo duelo para garantir vaga na Fase de Grupos da Libertadores.

Confira os confrontos da fase pré-grupos e a divisão dos grupos da Libertadores-2017

 

Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE