CEO da Marcopolo é indicado à presidência da Embraer

 - REVISTA MAISJR

(Crédito: Agência Brasil)

 

O empresário Francisco Gomes Neto, presidente da fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo, foi indicado para assumir o cargo de presidente da Embraer. O nome de Francisco Gomes  Neto será confirmado em Assembleia Geral Ordinária (AGO) marcada para o dia 22 deste mês. Gomes Neto irá suceder Paulo Cesar de Souza e Silva, que atuará como conselheiro sênior do Conselho de Administração no processo de integração da empresa com a Boeing.

O presidente do Conselho de Administração da Embraer, Alexandre Silva, disse que o empresário tem as competências necessárias para assumir o cargo. “Com vasta vivência internacional, focada em empresas do setor industrial, Francisco Gomes tem o perfil para liderar a Embraer nesse momento de transformação da empresa e do setor de aeronáutica global”, afirma o presidente do Conselho de Administração.

Segundo a Embraer, Gomes Neto é formado em Engenharia Elétrica com especialização em Administração de Empresas e MBA em Controladoria e Finanças. Nos últimos três anos, atuou como CEO do grupo Marcopolo, onde liderou o processo de transformação da companhia, gerando forte crescimento de vendas e valor de mercado de negócios.

Em nota, a empresa Marcopolo informou Francisco Gomes Neto ocupará o cargo até o dia 30 de abril. A partir do dia 1º de maio, James Eduardo Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo S.A., assumirá interinamente o posto de diretor-geral da companhia. James acumulará os dois cargos até que seja definido um novo executivo.

De acordo com a companhia, James Eduardo Bellini tem longa e importante experiência na gestão da Marcopolo. Ele foi eleito presidente do Conselho de Administração em março de 2018 e atua na companhia desde o início da década de 90 até 2005, inicialmente como representante comercial na Argentina e posteriormente como diretor de mercado internacional, onde teve participação ativa na abertura de vários mercados, como Cuba e América Central, entre outros.