Canadá busca 15 mil estrangeiros para serem cuidadores. Veja as regras

O Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC, sigla em inglês) divulgou novo programa para estrangeiros. Com o Plano de Níveis de Imigração 2024-2026, o país pretende admitir 15 mil cuidadores em dois anos como forma de solucionar a demanda de cuidado de idosos, pessoas com deficiência e crianças.

“Os cuidadores estrangeiros são inestimáveis para as famílias canadenses. As vagas proporcionarão aos trabalhadores de atendimento domiciliar residência permanente ao chegarem ao Canadá. Eles poderão trabalhar para organizações que forneçam cuidados temporários ou a tempo parcial a pessoas semi-independentes ou que estão se recuperando de uma lesão ou doença”, diz o comunicado.

A iniciativa substitui o “Programa Piloto de Provedores de Cuidado Infantil em Casa” e o “Programa Piloto de Trabalhadores de Apoio Domiciliar”.

O IRCC estima que, em junho de 2014, o Programa de Cuidadores Internos tinha 60.000 trabalhadores, porém, menos de 1% permeceu no país.

O órgão também destaca que, até 30 de abril de 2024, quase 5.700 cuidadores e seus familiares conseguiram o status de residentes permanentes desde o lançamento dos programas anteriores em 2019.

Quais são os requisitos para participar do programa

Para ingressar no programa, o governo canadense exige como pré-requisitos:

  • Alcançar um nível mínimo de 4 conforme os Canadian Language Benchmarks (CLB), teste profeciência linguística;
  • Ter o equivalente a um diploma de ensino médio canadense;
  • Possuir experiência de trabalho recente e relevante;
  • Receber uma oferta para um trabalho de atendimento domiciliar em tempo integral.
Por Metrópoles