Black Friday: Eletroeletrônicos e eletrodomésticos figuram entre os itens mais desejados

A Sansung, em parceria com a Bridge Research1, realizou estudo sobre o comportamento de compra do consumidor brasileiro para a Black Friday de 2018. O estudo, realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, com pessoas entre 18 e 60 anos, revela que 84% dos entrevistados pretendem adquirir um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico na data que se tornou uma das mais importantes para o comércio brasileiro.

O momento é esperado por muitos brasileiros que desejam unir bons preços e oportunidades que geralmente não são encontrados ao longo do ano. 77% dos entrevistados revelaram se preparar financeiramente durante os meses que antecedem a data para adquirir novos produtos e 63% pretendem antecipar as compras de Natal já na penúltima sexta-feira do mês de novembro.

Entre os itens mais aguardados em 2018 estão os smartphones – mencionados por 75% das pessoas, TVs (58%) e notebooks (36%). Os refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%) aparecem na sequência. Para fechar a lista de objetos desejados neste ano, ainda foram citados acessórios para smartphones (19%), equipamentos de ar-condicionado (14%) e smartwatches (12%).

Entre as categorias que lideram as intenções de compras, smartphones e marca e processador dos produtos são itens primordiais para 33% e 50% dos consumidores, respectivamente, seguido por bateria (25%) e câmeras (23%). Para a segunda colocada do ranking (TVs), o tamanho das telas (73%) e a resolução 4K (42%) estão entre os mais relevantes para o consumidor seguido de recursos como navegação na Internet (41%). Já para a compra de notebooks, os usuários avaliam desempenho (54%) e memória (48%) e levam em conta a configuração (38%).

Em paralelo, o estudo também indica que a desconfiança inicial do brasileiro com os descontos praticados na data parece ter diminuído. De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmaram que acreditam nos preços sugeridos no período, mas 97% não deixam de comparar os valores dos produtos com outras datas antes de adquiri-los.

Para a maior parte dos compradores, preço (75%) e marca (50%) são, ainda, os quesitos mais observados na hora de investir em um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico. Já as preferências por compras em lojas online (58%) e físicas (42%), apesar de se manterem quase equilibradas, não dispensam as pesquisas realizadas pela Internet antes da compra de qualquer produto, conforme revelado por 95% dos participantes do estudo.

A  pesquisa revela ainda que 77% dos consumidores têm interesse por marcas que auxiliam os usuários no entendimento dos produtos, ajudando-os na hora da compra; e a atenção de 85% dos entrevistados nos serviços de pós-venda, como assistência técnica e clube de benefícios, ao adquirir um novo produto durante a Black Friday.

Para os consumidores que ainda estão indecisos e não sabem qual o melhor smartphone para o seu perfil, a Samsung, que lidera o ranking entre as marcas mais buscadas na compra de smartphones (88%),  criou o Galaxy Match. A ferramenta tem o objetivo de ajudar os usuários a encontrar o modelo ideal de acordo com o seu perfil, necessidades e preferências, de forma rápida e intuitiva. A dinâmica é simples. Basta acessar o site https://www.samsung.com.br/blackfriday/, preencher os dados pessoais e responder duas questões. Primeiramente, é preciso informar a faixa de preço que está disposto a investir e, na sequência, assinalar a característica que prioriza em um smartphone como, tela, câmera, bateria ou processador.

Foto: Divulgação