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economia

Black Friday: cresce ades√£o de e-commerce e descontos superam 2017

A pedido do PayPal, servi√ßo de pagamento online com 254 milh√Ķes de contas ativas, a Big Data Corp., que opera um dos maiores processos de coleta e estrutura√ß√£o de dados do mundo, monitorou, pelo quarto ano consecutivo, o e-commerce em todo o Brasil nas quatro semanas que antecederam a Black Friday.

Segundo levantamento, mais de 96% dos e-commerces brasileiros (que, hoje, contam com mais de 700 mil lojas virtuais) aderiram √† febre de promo√ß√Ķes online no intervalo de quatro semanas pr√©-Black Friday. Entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por m√™s, a ades√£o foi de praticamente 100% na Black Friday (com margem de erro de 1%). Entre os pequenos, com menos de 10 mil acessos mensais, ela bateu os 90%.

O levantamento mostra que o n√ļmero de promo√ß√Ķes foi maior do que em 2017, exclusivamente, na data comercial. ¬†No dia 23 de novembro, os descontos dispararam e atingiram o pico m√©dio de 26,7%, contra 13,7% no ano passado. Segundo Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Neg√≥cios do PayPal Brasil, ¬†o com√©rcio resolveu chamar mais a aten√ß√£o dos consumidores nesta Black Friday, do que na do ano passado. ‚ÄúOs descontos foram maiores, fazendo eco com um certo otimismo em rela√ß√£o √† economia do Pa√≠s. A exemplo das √ļltimas pesquisas, os consumidores aproveitaram a data para antecipar algumas compras de Natal‚ÄĚ, revela.

Entre os produtos que obtiveram mais descontos, segundo a pesquisa da Big Data Corp., o destaque foi para DVDs e outros v√≠deos (63,7%), seguidos por e-books (36,5%), papelaria (32,8%), instrumentos musicais (31,7%) e celulares/smartphones (31,2%, contra 20,3% em 2017).¬† Este ano, 66,9% das lojas online come√ßaram a ‚Äúfalar‚ÄĚ sobre a Black Friday mais de um m√™s antes da data ‚Äď em 2017, esse √≠ndice foi de 64%.

No geral, o índice de adesão subiu ligeiramente em relação a 2017. Este ano, três semanas antes da data, 80,3% dos e-commerces já haviam aderido à Black Friday (em 2017, o índice foi de 77,5%); e até duas semanas antes da data, 85,2% (em 2017, eram 83%; e, em 2016, 46,8%).

J√° no dia da Black Friday, perto de 100% dos e-commerces pesquisados haviam aderido √† data este ano ‚Äď mesmo √≠ndice de 2017. Em 2016, foram 92,6% os e-commerces que aderiram √† Black Friday; em 2015, 89,4%.

Foto: Divulgação

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