PUBLICIDADE

Alfieri Casalecchi

Alfieri Casalecchi: A liderança que promove a colaboração corporativa é, naturalmente, destacada por resultados superiores

Nos ambi­entes cor­po­ra­tivos que tive opor­tu­nidade de con­hecer, não ape­nas como exec­u­ti­vo da Amil em diver­sas áreas, mas sobre­tur­do no perío­do que real­iza ven­da con­sul­ti­va a grandes con­tas (e foram dezenas), tive os profis­sion­ais de RH como inter­locu­tores e, segu­ra­mente, foi o perío­do em que mais tive opor­tu­nidade de apren­der sobre a natureza humana. Uma sorte grande.

 

As inter¬≠a√ß√Ķes necess√°rias para explo¬≠rar as ‚Äúdores‚ÄĚ das empre¬≠sas nas quest√Ķes de sa√ļde cor¬≠po¬≠ra¬≠ti¬≠va, rep¬≠re¬≠sen¬≠taram ver¬≠dadeiras imer¬≠s√Ķes em out¬≠ras estru¬≠turas essen¬≠ci¬≠ais, muito al√©m do bene¬≠f√≠¬≠cio de assist√™n¬≠cia m√©di¬≠ca. A cul¬≠tura orga¬≠ni¬≠za¬≠cional, pol√≠ti¬≠cas de remu¬≠ner¬≠a√ß√£o e incen¬≠ti¬≠vo, segu¬≠ran√ßa do tra¬≠bal¬≠ho, mod¬≠e¬≠los opera¬≠cionais e com¬≠er¬≠ci¬≠ais, capac¬≠i¬≠ta√ß√£o e treina¬≠men¬≠to. Para que eu pudesse entre¬≠gar um bom ‚Äútrata¬≠men¬≠to da dor‚ÄĚ, pre¬≠cisa¬≠va olhar o ‚Äúpaciente‚ÄĚ da for¬≠ma mais ampla pos¬≠s√≠v¬≠el. Uma esp√©¬≠cie de ‚Äúanam¬≠nese‚ÄĚ segui¬≠da de ‚Äúpedi¬≠dos de exam¬≠es‚ÄĚ, sim¬≠ples e com¬≠plex¬≠os, em boa parte dos casos.

 

Durante a eta­pa de explo­ração dos sin­tomas (dores), visíveis e, às vezes, nem tão visíveis, acha­va incrív­el como o exec­u­ti­vo ou exec­u­ti­va de RH se mostravam líderes servi­dores, porém, em boa parte dos casos, solitários em seus imen­sos desafios. Equi­li­bravam as metas da alta direção e os recur­sos humanos, as vezes, insu­fi­cientes para o cumpri­men­to destas metas. Era neste momen­to que os líderes que pro­movi­am a colab­o­ração cor­po­ra­ti­va se desta­cavam e fazi­am acon­te­cer.

 

O resul¬≠ta¬≠do vin¬≠ha do improv√°v¬≠el, mes¬≠mo sem os recur¬≠sos necess√°rios, perce¬≠bia que a colab¬≠o¬≠ra√ß√£o era o ele¬≠men¬≠to ‚Äúm√°gi¬≠co‚ÄĚ que poten¬≠cial¬≠iza¬≠va os resul¬≠ta¬≠dos. Era um esp√≠ri¬≠to de pro¬≠te√ß√£o cole¬≠ti¬≠va: ‚Äėent√£o, aqui no time a gente foca em como as pes¬≠soas podem se aju¬≠dar, em como podemos cuidar um dos out¬≠ros‚Äô. Ouvi esta frase e fiquei con¬≠ven¬≠ci¬≠do que nes¬≠tas orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√Ķes difer¬≠en¬≠ci¬≠adas, a vis√£o era plur¬≠al mes¬≠mo e o jogo s√≥ acaba¬≠va quan¬≠do ‚Äútodos‚ÄĚ do time entre¬≠gavam.

 

No final do dia, a difer¬≠en√ßa esta¬≠va na lid¬≠er¬≠an√ßa. √Č a√≠ que se gan¬≠ha ou perde. Acred¬≠i¬≠to e tor√ßo para que estes tem¬≠pos de pan¬≠demia nos ten¬≠ha trazi¬≠do mais motivos para colab¬≠o¬≠rar e pro¬≠mover a colab¬≠o¬≠ra√ß√£o cor¬≠po¬≠ra¬≠ti¬≠va.

PUBLICIDADE