Rios de lava desceram do vulcão e explodiram no ar ao longo da noite na ilha espanhola de La Palma, e o aeroporto foi fechado, com a erupção se intensificando e entrando em sua fase mais explosiva até agora.
Desde que a erupção na pequena ilha do Atlântico começou no domingo, o vulcão Cumbre Vieja expeliu milhares de toneladas de lava, destruiu centenas de casas e forçou a evacuação de quase 6.000 pessoas.
As autoridades afirmaram neste sábado que as 160 pessoas evacuadas de outras três cidades na sexta-feira não poderiam retornar para suas casas para recuperar suas posses por causa da “evolução da emergência vulcânica”.
Especialistas dizem que o vulcão entrou em uma nova fase explosiva. “Medidas de acompanhamento do vulcão realizadas desde o começo da erupção registraram a atividade de maior energia até agora durante a tarde de sexta-feira”, disseram serviços de emergência em um comunicado na noite de sexta-feira.
A operadora espanhola de aeroportos Aena disse no sábado que o aeroporto da ilha havia sido fechado. “O aeroporto de La Palma não está em operação devido à acumulação de cinzas. A limpeza começou, mas a situação pode mudar a qualquer momento”, escreveu no Twitter.
La Palma, com população de mais de 83.000 pessoas, faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias.
* Por Guillermo Martinez e Marco Trujillo em La Palma/Reuters