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Advogado d√° dicas para quem, por ventura, enfrenta problemas com voos

Quem n√£o est√° livre de passar por problemas com alguma companhia a√©rea, ainda mais quem est√° constantemente em ponte a√©rea? E mais… e se isso estiver relacionado √†s f√©rias, quando a expectativa de chegar ao destino √© ainda maior?

Sobre o assunto, o advogado João Freitas, do escritório João Freitas Advogados Associados, traz uma situação bastante embaraçosa sobre o tema. Leia como isso pode ser solucionado.

Meu marido, eu e nossos filhos, planejamos nossas férias no Caribe. As passagens foram compradas com conexão no Rio de Janeiro. Ao chegarmos no referido aeroporto, nossa viagem atrasou mais de 5 horas para prosseguir. Ficamos sem qualquer auxílio, informação e atenção que merecíamos naquele momento. Achamos um descaso, ainda mais porque minha filha estava grávida e não passou bem! Tentamos recorrer ao balcão da cia aérea relatando os fatos, mas nada foi feito. Gostaria de saber quais são os nossos direitos durante uma situação de espera e o que podemos fazer após todo esse transtorno?

Realmente sua situação foi lamentável, e ainda, custa acreditar que atualmente uma cia aérea possa tratar seus passageiros e clientes desta forma. Enquanto esperavam alguma posição, a cia aérea deveria providenciar toda a assistência material a vocês, tentando reduzir todos os problemas, naquele momento, causados. A atitude correta, inicialmente, seria comunicar os passageiros sobre o atraso e o motivo, bem como, quais providências seriam tomadas para solucionar o problema, além de mantê-los informados, a cada 30 minutos, sobre a previsão de partida do voo atrasado.

Segundo sua informa√ß√£o, a espera foi de 5 horas, portanto, a cia a√©rea deveria ter disponibilizado Internet, liga√ß√Ķes por telefone, lanche, bebida, acomoda√ß√£o num hotel ou pousada e transporte. Caso o atraso fosse de 1 hora, a empresa a√©rea deveria providenciar ao seu passageiro: internet e liga√ß√Ķes por telefone e, se o atraso fosse de 2 horas, a empresa a√©rea deveria providenciar ao seu passageiro: Internet, liga√ß√Ķes por telefone, lanche e bebida.

Por fim, sugiro que procure um advogado e requeira no Juizado Especial Cível da sua cidade, uma indenização por danos morais e materiais, principalmente porque vocês estavam com uma passageira grávida que, inclusive, não passou bem. Portanto, todo o sofrimento gerado deverá ser reparado financeiramente, para que na próxima, a empresa aérea pense duas vezes antes de cometer o mesmo erro e desprezo.

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