Em 2016, o número de smartphones no Brasil já era de 168 milhões de aparelhos segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Entre 2015 e 2016, esse aumento representou 9% e a tendência é que essas crescentes se superem a cada ano. Até 2018, a projeção é de 236 milhões de smartphones.
Com consumidores cada vez mais mobile, as empresas precisam se voltar para atender a clientes imediatistas, que buscam informações rápidas e conteúdos fáceis, além de possuírem necessidades de comportamentos que se voltam para o celular a todo instante. O site da sua empresa está preparado para essas demandas? Confira um guia com 10 dicas para sua empresa ter um site responsivo de sucesso:
1- Conheça seu parceiro e seu consumidor:
Na hora de contratar uma empresa para fazer o seu site, avalie o portfólio dela e entenda se os sites criados são realmente responsivos. É essencial entender a experiência da agência na criação de sites, o conhecimento em seu mercado e seus diferenciais.
Tão importante quanto o parceiro é entender o seu consumidor. Pense como o cliente e avalie o que você gostaria de ver no seu site para que o seu conteúdo seja relevante ao seu público.
2- Pense em todas as telas
Considere responsivo não apenas um site que funcione perfeitamente na tela do celular. Responsivo é um site que oferece a melhor experiência de usuário em qualquer tamanho de tela, seja ela pequena (celular/tablet) ou grande (desktop/TV). Para isso, o site deve oferecer uma excelente experiência de navegação ao usuário em todos os dispositivos. Pode acontecer, por exemplo, do site ser planejado perfeitamente para dispositivos móveis, mas não entregar o mesmo desempenho em telas maiores.
3- Planeje o conteúdo
Planeje o conteúdo para que ele atenda às necessidades do consumidor em diversos momentos. Se ele acessar seu site a partir de um computador, possivelmente quer conhecer mais detalhes da sua empresa, checar seu estoque ou entender os diferenciais do seu negócio. Se ele acessar seu site de um celular, ele pode estar buscando endereço, informações de contato ou avaliações antes de ir até sua loja. O cliente também pode acessar seu site dentro da sua loja ou de um concorrente para pesquisar preços. Ou seja, conhecer o perfil do seu consumidor e planejar a construção do site é essencial.
4- Menos é mais
Nem sempre uma quantidade absurda de conteúdo significa qualidade. O site deve ser preparado com o conteúdo de fácil acesso e leitura, com informações diretas e claras.
5- Posicione corretamente os botões de contato
Chame seu usuário para ação. Informações de contato devem ser de fácil acesso e promover a comunicação, ou seja, possibilite que o cliente ligue para sua empresa só com um clique em cima do número do telefone. Permita também abrir o navegador do celular com a rota calculada só com um clique no endereço. Além disso, os formulários de contato devem solicitar poucas informações, considerando teclados, números em campos que solicitem somente números (como telefone), etc.
6- Velocidade e navegação
O tempo que seu site demora para carregar influencia diretamente no número de visitantes que recebe. Segundo o Google, quase metade dos visitantes abandona um site em dispositivos móveis se as páginas não carregam em três segundos.
7- Imagens flexíveis
Otimize as imagens do site, elimine os excessos que possam deixá-lo muito carregado e não esqueça de usar orientação de tela para que as fotos se adaptem. Imagens otimizadas reduzem o tempo de carregamento, facilitam a navegação e sua visualização.
8- Facilite a navegação
Desenvolva seu site considerando a utilização de menus curtos, já que os usuários do mobile não têm paciência de percorrer uma longa lista de opções para encontrar o que querem. Facilite, também, a volta para a página principal, já que este é um hábito comum dos usuários.
9- Simplifique as buscas
Torne o campo de buscas visível, próximo ao topo da página e utilize campos de buscas inteligentes, que permitem que o usuário insira seu texto de pesquisa e o sistema traga a melhor resposta para ele.
10- Teste seu site
Antes de colocar seu site no ar faça testes em diversos dispositivos, do mais antigo ao mais recente. Seja ele smartphone, tablet, desktop ou a tela de uma TV. Só realizando testes será possível encontrar falhas e corrigi-las para oferecer a melhor experiência de navegação para seu usuário.
Foto: Reprodução
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