PUBLICIDADE

investimentos

Iniciativa reforça a responsabilidade corporativa da empresa e fortalece o acesso à cultura e educação

 

 

 A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, patrocina por meio da lei de incentivo a Cultura (Lei Rouanet) o icônico Museu do Ipiranga, localizado na cidade de São Paulo/SP e um dos mais importantes museus históricos do Brasil.

 

Fachada do icônico Museu do Ipiranga em São Paulo
(Foto: José Rosael)

Inaugurado em 1895, o Museu do Ipiranga é um dos mais relevantes símbolos da história e da cultura brasileira. Localizado no Parque da Independência, em São Paulo, o espaço guarda um acervo inestimável, que inclui pinturas, esculturas, documentos e objetos históricos que narram e representam alguns dos principais eventos da história.

 

O espaço também recebe uma série de exposições, como a “Mundos do Trabalho” ou “Casas e Coisas”, que contam a história da sociedade em suas diferentes classes sociais e origens, por meio do estudo de objetos de uso cotidiano. Entre as obras mais notáveis do Museu, está a famosa pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, que retrata um marco da história brasileira.

 

O Museu passou por uma ampliação e restauração completa, e foi reinaugurado em 2022. Com novos espaços expositivos e tecnologias interativas, o espaço agora oferece uma experiência ainda mais enriquecedora para os visitantes, mantendo viva a história para as futuras gerações.

 

Famosa pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo
(Foto: José Rosael)

O patrocínio ao Museu do Ipiranga está alinhado com pilares da Goodyear em se conectar com as comunidades com as quais se relaciona. “Acreditamos que patrocínios como este ampliam o acesso ao conhecimento e contribuem para que mais pessoas possam viver uma experiência cultural. O Museu do Ipiranga é um dos símbolos da história brasileira, e fazer parte desse espaço que promove educação e arte, é tangibilizar para a sociedade o nosso compromisso com a responsabilidade corporativa”, salienta Ligia Maia Vannucci, Gerente de Comunicação Externa e Assuntos Institucionais da Goodyear do Brasil.

 

“A Goodyear do Brasil apoia projetos tanto culturais quanto esportivos. O patrocínio ao Museu do Ipiranga é mais um exemplo de como a empresa trabalha pilares como saúde, bem-estar, esporte, educação, tudo isso interligado à plataforma Better Future“, complementa a executiva.

 

Administrado pela Universidade de São Paulo (USP), o Museu do Ipiranga é parte do Museu Paulista da USP, que ainda conta com o Museu Republicano da Convenção de Itu/SP. Ambos são centros de referência em pesquisas e exposições sobre o patrimônio histórico brasileiro.

 

Após a restauração do Museu, suas instalações oferecem maior acessibilidade, que garante circulação pelos espaços, com rampas, corrimões, elevadores e piso podo-tátil, as salas expositivas contam com recursos multissensoriais, além de oferecer experiências interativas. Ao todo, são cerca de 400 telas táteis, maquetes, objetos para o toque, dispositivos olfativos, multimídias com legendas, libras e audiodescrição, áudio-guias e vídeo-guias, que fazem com que todos os visitantes possam explorar a rica história brasileira de maneira inovadora.

 

 

Museu do Ipiranga

Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h. Última entrada: 16h.

Guia de Visitação do Museu: Clique Aqui

Saiba Mais: Link

 

 

Goodyear do Brasil

 

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus e pneus para aviação. Com 68 mil colaboradores, 53 fábricas em 20 países ao redor do mundo. A companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional. A empresa também é conhecida por seus centros de inovação em Akron e Colmar-Berg, Luxemburgo, que buscam desenvolver produtos e serviços de última geração.