Um relatório sobre o futuro do trabalho realizado em agosto pelo LinkedIn, com mais de 1,5 mil profissionais, mostra que 85% dos profissionais brasileiros estão confiantes para inserir a IA (inteligência artificial) em seus fluxos de trabalho, principalmente para gerar melhores resultados e crescimento profissional. Enquanto 48% dos entrevistados afirmaram já começaram a experimentar essas ferramentas no cotidiano, 25% ainda se sentem sobrecarregados e 33% acham que não conseguirão acompanhar a evolução das novas tecnologias no trabalho.
Três em cada quatro profissionais (74%) acreditam que já no próximo ano a IA deve mudar a forma como trabalham. A maioria deles já está pensando em maneiras de usar as novas ferramentas para serem mais produtivos e progredir na carreira, com 76% planejando usar IA para dizer adeus às tarefas operacionais, 67% para fazer perguntas que têm vergonha de fazer aos colegas e 65% planejando usá-la para aconselhamento profissional.
Em relação ao conhecimento sobre IA, 62% diz que ainda quer aprender mais sobre o tema, com 38% ainda não tendo recebido qualquer treinamento em IA de seus empregadores. Mais da metade (56%) ainda se preocupa se deveria saber mais sobre o assunto.
As habilidades que estão sendo valorizadas com a IA
Os profissionais acreditam que habilidades como resolução de problemas (77%), pensamento estratégico (77%), comunicação (76%), liderança (70%) e gestão de pessoas (69%) serão ainda mais importantes à medida que a IA ganha destaque. “No LinkedIn, notamos um aumento considerável em usuários adicionando habilidades de IA aos seus perfis”, diz Karuna Daswani Lopes, head de comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria. “Vemos também o enorme valor das capacidades interpessoais e como elas serão importantes para o futuro à medida que continuamos a navegar com esta nova tecnologia.”
*Por Forbes