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Gestão

O ChatGPT mudou o mundo para sempre quando foi lançado, em novembro de 2022. Ele não apenas se tornou o aplicativo com crescimento mais rápido de todos os tempos, em uma onda de ferramentas de inteligência artificial que prometem mudar a forma como os humanos trabalham para sempre.

Alguns chegam a dizer que a chegada do ChatGPT é o começo de uma nova revolução industrial. É por isso que a maioria dos gerentes de RH (58%) que participaram de uma pesquisa recente da empresa de gestão de equipes TalentLMS concordam que a adoção da IA ​​no trabalho tem aumentado o medo das pessoas de perder seus empregos, especialmente as gerações mais velhas.

Como resultado, 43% dos executivos de RH acham que sua empresa enfrentará uma lacuna de habilidades digitais devido ao aumento do uso de inteligência artificial no dia a dia. Isso explica por que os gerentes dessa área preveem que a alfabetização em linguagem de IA será uma habilidade obrigatória para os funcionários, independentemente de trabalharem em funções técnicas ou não. Ao mesmo tempo, só 14% dos funcionários relatam ter recebido algum treinamento relacionado a IA até o momento.

“Para continuar relevante, todos os funcionários devem ser capazes de entender, interagir e aproveitar as tecnologias de IA de forma eficaz”, diz Thanos Papangelis, CEO e cofundador da Epignosis, empresa que desenvolve o sistema de gerenciamento de aprendizagem TalentLMS. E por isso muitas organizações começaram a experimentar maneiras de alavancar essas tecnologias de uma maneira ou de outra, como na automação de drive-thrus de restaurantes.

Uma outra pesquisa de 2023 conduzida pela TalentLMS descobriu que 76% dos funcionários estimam que a maioria de suas tarefas diárias vai ser feita com a ajuda da IA com o passar do tempo. Não surpreendentemente, quase metade dos entrevistados na mesma pesquisa (44%) disse temer que a IA os substitua no futuro. “A IA é uma ameaça e uma oportunidade ao mesmo tempo”, diz Papangelis.

Para se adaptar a esta próxima era da IA, Papangelis diz que os funcionários devem, sim, adotar as novas tecnologias, entendendo que ser capaz de usar sistemas de IA os ajudará a continuar competitivos no mercado de trabalho, adaptar-se às mudanças na dinâmica de trabalho e assumir funções emergentes que surgem da integração com a IA.

Como as habilidades dos funcionários podem beneficiar a integração com a IA
Uma das descobertas mais interessantes e contraintuitivas da pesquisa do TalentLMS é que as habilidades que os funcionários vão precisar para prosperar na era da IA ​​vão além das habilidades de código ou tecnologia.

“Nossa pesquisa mostrou que, mesmo em uma era em que a inteligência artificial dominará o mundo do trabalho, as soft skills vão continuar sendo importantes”, diz Papangelis. “Na maioria dos casos, fortes habilidades interpessoais vão ajudar os funcionários a se destacar no local de trabalho enquanto os sistemas e ferramentas de IA vão assumindo processos e tarefas operacionais”.

Quando perguntei a Papangelis sobre por que habilidades profissionais como essas são importantes quando aplicadas à IA, ele me disse que a IA não consegue, até o momento, substituir empatia, inteligência emocional, criatividade e pensamento crítico.

“As habilidades profissionais e interpessoais desempenham um papel crucial na colaboração, solução de problemas e inovação, que são áreas em que a IA geralmente fica de fora”, diz ele. “Além disso, à medida que a IA se torna mais integrada ao local de trabalho, os funcionários precisarão trabalhar junto com os sistemas de IA, tornando a comunicação eficaz e o trabalho em equipe essenciais para alcançar os melhores resultados”, completou. Em outras palavras, é a sua humanidade que o tornará ainda mais valioso na era da IA.

Por que são os humanos que farão a IA funcionar
Apesar da capacidade impressionante da IA ​​de processar grandes quantidades de dados e fornecer insights, ela ainda carece de habilidades cognitivas semelhantes às humanas em certas áreas.

“A imaginação humana, a criatividade e a resolução de problemas são habilidades essenciais para a inovação, pensar fora da caixa e enfrentar desafios complexos e não rotineiros”, diz Papangelis. “A IA trabalhará lado a lado com humanos e aumentará a tomada de decisão. Mas ainda depende de nossas informações e sugestões para funcionar de maneira ideal, principalmente em áreas que exigem imaginação e solução criativa de problemas – especialmente para tarefas complexas”, completou.

*Por Forbes