PUBLICIDADE

mundo

O governo japonês apresentou um protesto junto da China sobre a suspensão de vistos para cidadãos japoneses, instando as autoridades chinesas a revogar a medida.

O Secretário do Gabinete Principal do Japão, Hirokazu Matsuno, disse que “é lamentável que a China tenha tomado unilateralmente medidas para suspender os vistos por razões que não sejam medidas de coronavírus”, informou o Japan Times.

No entanto, a mudança chinesa veio depois do gabinete Fumio Kishida ter endurecido as regras de controlo fronteiriço da COVID-19 para os viajantes da China.

Questionado sobre os controlos fronteiriços no arquipélago, Matsuno disse que o governo responderia “adequadamente”, dependendo da situação do coronavírus no seu país vizinho, bem como da transparência sobre o mesmo.

Pequim anunciou na terça-feira que tinha suspendido a emissão de vistos a cidadãos do Japão em resposta a medidas impostas pelas autoridades japonesas para restringir a entrada da China, na sequência do aumento dos casos do coronavírus.

A suspensão, notificada a todas as agências de viagens no Japão, vem depois de a embaixada japonesa na Coreia do Sul ter anunciado anteriormente uma medida semelhante, também até “serem levantadas as medidas discriminatórias de entrada impostas contra a China”.

Fonte: (EUROPA PRESS)