A Receita Federal abre, nesta segunda-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição de Imposto de Renda. Serão contemplados 471.447 contribuintes que haviam caído na malha fina, mas que acertaram as contas com o Fisco e agora receberão um total de R$ 800 milhões. O pagamento será feito em 31 de outubro, na conta informada na declaração do Imposto de Renda.
A consulta pode ser feita, a partir das 10h, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Ao todo, 471.447 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, 6.483 têm mais de 80 anos, 54.365 têm entre 60 e 79 anos, 5.516 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 23.070 têm o magistério como principal fonte de renda.
E se meu nome não estiver na lista?
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.