A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) a autorização para abertura de dois novos concursos públicos para contratação de professores. No total, por meio de ambos os certames, poderão ser contratados mais 3.250 docentes para a rede municipal de ensino. No entanto, ainda não foi divulgada a data de publicação dos editais.
O anúncio sobre os novos concursos ocorreu durante a assinatura do acordo de cooperação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Instituto Singularidade para o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores da capital.
O outro será realizado para 1.980 docentes que vão atuar em salas de aulas de anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.874,48. Para todos os cargos, a carga horária é referente à jornada básica do docente, com duração de 30h aulas semanais.
Parceria para formação de novos professores
Segundo a prefeitura, o acordo de cooperação com o Instituto Singularidades vai contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores da capital levando à realidade do ensino da rede pública para o currículo da instituição de ensino. A parceria também garantirá bolsas de estudo para educadores da rede municipal em cursos livres oferecidos pela instituição, assim como a abertura de novas turmas em trilhas formativas do Instituto.
As atividades terão início no próximo ano com os ingressantes dos cursos de pedagogia e letras. A expectativa é de que, inicialmente, 110 universitários façam seus estágios em escolas vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga e Butantã. Elas serão definidas de acordo com a logística que melhor atenda ao universitário. A meta é que a parceria chegue a 40 escolas até o ano de 2024.
A Secretaria Municipal de Educação terá como missão receber o universitário e promover sua imersão em situações reais de ensino e aprendizagem. O universitário será acompanhado por um professor experiente, que vai exercer a função de mentor para acompanhar e orientar o futuro profissional. Para isso, ele receberá uma formação do Singularidades.
Além do acesso aos cursos, os professores da rede também poderão participar de outras atividades como a “Trilha Formativa em Ensino Híbrido”. A ação foi oferecida no início do ano e terá novas turmas nos próximos meses. A formação possui certificação de extensão universitária e tem como objetivo favorecer a recuperação das aprendizagens dos estudantes considerando o contexto ainda de pandemia e as atividades remotas que seguem como alternativa para professores e alunos.
*