Palácio dos Bandeirantes ganha iluminação em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

O Governo de São Paulo iluminou nesta segunda-feira a fachada do Palácio dos Bandeirantes com as cores do arco-íris em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado neste 28 de junho. A data tem como um dos objetivos conscientizar as pessoas sobre a importância do combate à homofobia.

As sedes da Secretaria da Justiça e Cidadania e da EMTU em São Bernardo do Campo também foram iluminadas em homenagem à data.

“Uma sociedade sem preconceitos ou discriminação é mais justa e livre”, afirmou o Governador João Doria.

METRO

Para celebrar a data, o Metrô de São Paulo vai receber ações de orientação e culturais que vão levar o passageiro a conhecer e se aprofundar sobre a luta do movimento.

A mostra conta com fotos profissionais e depoimentos dos integrantes que relatam suas experiências de vida, a batalha pessoal durante o momento da descoberta e a maneira como o projeto social foi benéfico. Esse projeto consiste em dar auxílio financeiro a travestis, homens e mulheres trans que se empenham em concluir os ensinos fundamental e médio.

Na Estação República da Linha 3-Vermelha, o Museu da Diversidade Sexual também comemora a ocasião, com exposições digitais e presenciais. Entre elas, está a mostra “Ressetar” em que 12 artistas apresentam obras feitas após situações delicadas enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+. O objetivo é evidenciar como estas pessoas têm o poder de se reinventarem e prosseguir com a vida após lidar com obstáculos. O museu também conta com as mostras “O Orgulho ocupa a Rua”, “Cartazes da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo”, “Queerentena” e “Memória para Auto Defesa”. Todas essas exposições exaltam a diversidade e evidenciam a história de força dessas pessoas.

Além dessas ações, até 05/07 o Metrô apresentará uma vinheta em homenagem à causa LGBTQIA+ nos monitores dos trens e estações.