A vacinação dos trabalhadores portuários contra o novo coronavírus foi iniciada hoje (27) no porto de Santos, no litoral paulista. A categoria, junto com os funcionários dos aeroportos, foi incluída no programa de imunização. A estimativa do Ministério da Infraestrutura é que 200 mil pessoas que trabalham em portos e aeroportos sejam vacinadas contra a covid-19 em todo o país.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que a vacinação é um reconhecimento a esses profissionais que têm trabalhado de forma ininterrupta desde o início da pandemia, em 2020.
“Fazer vacinação hoje é preservar vidas, é uma forma de homenagear profissionais que não se furtaram em momento nenhum em fazer o melhor pelo Brasil”, disse durante a cerimônia que marcou o início da imunização.
OS PRIMEIROS
Noemio Pompeu e Jeferson Demétrio foram os primeiros a receber a vacina, aplicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Foram 15 meses de sofrimento e a hora chegou. Vi muitos amigos falecerem e a vacina é um momento de esperança. É vida nova, mas continuaremos seguindo todos os protocolos”, disse Noemio, que trabalha como estivador há mais de 30 anos.
Ajuda valiosa
Para o ministro, a vacinação desses trabalhadores ajuda a proteger o país dos efeitos da pandemia. “Essa turma vai encontrar tripulações do mundo inteiro, então é importante ter uma barreira sanitária”, enfatizou.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, presente à solenidade, disse que a imunização dos trabalhadores dos terminais que possibilitam a movimentação de pessoas e produtos é uma forma de conciliar o combate à doença com a manutenção da atividade econômica. “Vocês ajudam a movimentar a economia do Brasil trazendo insumos que são úteis para a saúde e para os brasileiros se recuperarem desta doença”, afirmou.
A expectativa do governo federal é que 100% dos trabalhadores portuários e 78% dos profissionais ligados ao transporte aéreo sejam imunizados.
Nos portos, serão vacinados funcionários das autoridades portuárias e de operadores (arrendatários ou autorizatários) e trabalhadores avulsos. Nos aeroportos, receberão a vacina funcionários dos terminais, de companhias aéreas e de empresas prestadoras de serviços.
Santos está preparada e aguarda as doses
O prefeito Rogério Santos afirmou que a cidade de Santos já está preparada para vacinar os trabalhadores do Porto de Santos, assim que as doses foram enviadas pelos governos federal e estadual. “Estamos com toda estratégia elaborada em nossas policlínicas. Temos uma capacidade de vacinação muito grande na nossa Cidade”, afirmou.
Ele também ressaltou o desempenho dos profissionais que nunca pararam de trabalhar durante a pandemia. “Esse é mais um momento histórico dos trabalhadores portuários, sempre fruto de luta e reivindicação. Mesmo no meio de tantas crises, eles fizeram com que nossa cidade e nosso País se mantivesse forte”.
Edição: Kleber Sampaio