Tendências em tecnologia e inovação para 2021

Estamos vivendo uma revolução tecnológica que passa pela transformação cultural e econômica das empresas e da sociedade. Percebemos isso com mais clareza do que nunca desde o início da pandemia de Covid-19 e o isolamento social. Muitas empresas tiveram que correr atrás do prejuízo digital para manter suas operações e não fechar as portas. E, nos próximos anos, as tecnologias exponenciais trarão mudanças ainda maiores em todas as áreas de nossas vidas.

Um relatório da Singularity University Brazil, realizado pela primeira vez pela comunidade global de aprendizado e inovação e adiantado com exclusividade à Forbes, analisou diferentes visões de futuros de seus especialistas e listou as tecnologias e os caminhos que podem impactar a vida de bilhões de pessoas nos próximos anos.

“Tais movimentos trarão impactos sem precedentes sobre o PIB e sobre a geração de empregos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil”, diz Ricardo Cavallini, professor da Singularity University e criador da Makers, consultoria de inovação. “Alguns países já acordaram para essa realidade e estão investindo com força total na nova economia exponencial.”

Veja, na galeria a seguir, quais são as 7 tendências apontadas pelo estudo “xTech Views” para 2021:

  • Erlon Silva – TRI Digital/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • Westend61/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • Igor Kutyaev/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • Kanok Sulaiman/Getty Images
  • Erlon Silva – TRI Digital/Getty Images
  • Yuichiro Chino/Getty Images
  • A inteligência artificial e a automação como protagonistas da transformação digital: A expectativa é que 2021 seja um ano de continuidade e ajustes necessários na transformação digital das empresas que já iniciaram o processo de automação. De acordo com Alexandre Nascimento, expert em inteligência artificial da SingularityU Brazil e pesquisador filiado à Universidade de Stanford, em 2020 a experiência do home office fez com que as pessoas buscassem formas de automação para agilizar as tarefas e dar conta de todas as atividades domésticas e familiares. Por isso, aqueles que já experimentaram os benefícios da automação devem manter tal tendência em 2021, “independentemente da continuidade das políticas de home office, mesmo após a pandemia”, explica.

Segundo o especialista, a retomada do mundo físico não vai apagar tudo o que o mundo digital conquistou. Pelo contrário: os setores que também já se acostumaram com a vida no digital apostarão em uma experiência única para os seus clientes, unindo o melhor dos dois mundos. Nesse caso, a IA funciona como peça-chave para que as empresas ofereçam uma experiência rica e completa.

2021 também será um ano importante para as empresas atrasadas no processo de transformação digital. Para o pesquisador, essa é uma realidade que não pode mais ser ignorada no mundo dos negócios: as empresas que não investirem nas tecnologias digitais poderão pagar um preço elevado “sob o risco de perderem, rapidamente, sua relevância e experimentarem uma erosão de seu resultado no médio e longo prazos”, diz.

*Com informações da Forbes