Relocation é uma atividade muito procurada pelas famílias e pode significar o sucesso da mudança para todos os seus componentes
Os brasileiros, nos últimos tempos, estão em busca de oportunidades e qualidade de vida para si e para suas famílias. Para isso, têm planejado sua mudança para o exterior. Estados Unidos, Portugal e Irlanda estão entre os destinos mais procurados por eles.
Entretanto, a chegada em outro país para viver pode ser repleta de questões a serem resolvidas, da busca pelo local onde será fixada a residência até a escolha da melhor escola para os filhos, ou mesmo a obtenção do visto para o companheiro. Para que o profissional possa se sentir seguro em sua decisão e o impacto da mudança seja amenizado, uma das iniciativas que costumam fazer toda a diferença é a contratação do chamado relocation, que envolve uma variedade de serviços úteis à adaptação.
Com o crescimento da procura por moradia no exterior, a busca por esse tipo de assessoria também experimenta um aumento exponencial. São pessoas que contratam empresas de relocation com o objetivo de saber quais as melhores áreas profissionais para investir e trabalhar, os melhores locais para residir ou estudar, o custo médio de vida ou simplesmente os melhores programas para momentos de lazer aos finais de semana.
Essas empresas geralmente oferecem serviços de análise de investimentos, empreendedorismo, orientação de carreira para o mercado de trabalho/empresarial, consultoria jurídica, processos de visto, contratos imobiliários, equivalência de diplomas, consultoria contábil e tributária, abertura de empresas, serviços de concierge, mudança, consultoria sobre cidades para morar, planos de saúde e educação, lifestyle (cultura, lazer, esportes, moda, gastronomia), entre outros.
“Os serviços de relocation para expatriados, pessoas que são transferidas por seus empregadores para trabalhar em outro país, incluem toda a assistência necessária também a filhos e cônjuges. Em geral, as companhias que os transferem já providenciam essa assessoria. Mas é importante saber que ela está disponível também para contratação por pessoas e famílias que decidem se mudar”, esclarece Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária com 30 anos de história em Miami, nos Estados Unidos.
“É natural que aqueles que escolham um outro país para residir, em geral, provenham de culturas e costumes diferentes. Por isso, há diversas barreiras, como a da língua, que complicam a execução de alguns passos, dos mais simples da rotina aos mais complexos. Com o relocation, o expatriado e seus familiares contam com todo o apoio e assistência que os ajudarão no processo de adaptação e integração à cultura e ao estilo de vida do novo destino”, explica.
“Conhecemos centenas de histórias de pessoas que vieram morar aqui na Flórida e eu mesmo posso dar um testemunho sobre a minha vinda. Adolescente, eu não fiquei feliz ao saber que nos mudaríamos do Brasil para os EUA. Eu tinha meus amigos, minha namorada, a escola. Hoje vemos como o relocation pode significar o sucesso da mudança ao ajudar cada membro da família. Escolher a escola mais adequada para uma criança (por exemplo, uma que tenha uma aula em português ou que receba filhos de imigrantes de muitos países), inseri-la em um treino esportivo ou curso de artes, auxiliar o cônjuge a utilizar seu tempo de forma produtiva são apenas algumas dessas possibilidades que proporcionam uma adaptação mais rápida e feliz”, conclui Ickowicz, da Elite International Realty.