Levantamento do Ministério da Infraestrutura mostra que passageiros aprovam os 20 principais aeródromos do país
Os 20 principais aeroportos brasileiros, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no país, receberam a aprovação dos usuários que utilizaram seus serviços durante o segundo trimestre deste ano. Dados da “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário”, realizada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, indicam que, pela primeira vez, desde o início da série histórica, em 2013, todos os aeroportos pesquisados registraram notas médias acima de 4 (bom), superando a meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “muito ruim” e 5 “muito bom”, a média do indicador de satisfação geral do passageiro ficou em 4,39.
Foram ouvidos 24.320 usuários entre abril e junho. A pesquisa avalia a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços, bem como monitora o desempenho de diferentes processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, totalizando 38 indicadores. Do total de indicadores, 82% (31) obtiveram, de forma geral, média superior a 4 (bom).
Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o resultado revela o momento positivo da aviação civil no país. “Os investimentos públicos e privados que estamos conseguindo promover em todas as regiões do Brasil, estão contribuindo para preparar a nossa infraestrutura aeroportuária para um novo momento da aviação nacional”, avalia o ministro. “Com a abertura do mercado ao capital estrangeiro, o país vai passar por uma transformação nos próximos anos, com a chegada de novas companhias e a ampliação do número de passageiros”, afirma Freitas.
EVOLUÇÃO – De acordo com a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, a maior nota foi obtida por Curitiba (4,72), seguida por Vitória (4,66), Campinas (4,64), Confins (4,60), Maceió (4,57), Goiânia (4,48), Brasília (4,46), Manaus (4,45), Santos Dumont (4,43) e Galeão (4,38), fechando os dez primeiros. O percentual de satisfação dos passageiros vem aumentando desde 2013, quando teve início a série histórica. No primeiro trimestre daquele ano, 69% dos viajantes avaliavam os aeroportos como bons ou muito bons. Hoje, 90% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, comemora a evolução dos números, mas alerta que há margem para a melhoria dos serviços em todos os aeroportos brasileiros. “A pesquisa serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, ao elevar os parâmetros de qualidade do atendimento aos passageiros e tornar mais transparente o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços”, afirma o secretário.
Os itens com as piores avaliações na pesquisa são custo-benefício dos produtos de lanchonete/restaurantes (nota 2,95), custo-benefício do estacionamento (3,16), custo-benefício dos produtos comerciais (3,18), qualidade da internet/wi-fi (3,65), disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio (3,68), quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (3,86).
Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário
Ranking de satisfação geral (por aeroporto)
* Curitiba – 4,72
* Vitória – 4,66
* Campinas – 4,64
* Confins – 4,60
* Maceió – 4,57
* Goiânia – 4,48
* Brasília – 4,46
* Manaus – 4,45
* Santos Dumont – 4,43
* Galeão – 4,38
* Guarulhos, Natal e Recife – 4,36
* Congonhas – 4,33
* Cuiabá e Fortaleza – 4,24
* Porto Alegre – 4,20
* Belém – 4,19
* Florianópolis – 4,16
* Salvador – 4,06
Fonte: Ministério da Infraestrutura/SAC
Principais resultados da pesquisa
- 90% dos passageiros avaliam os aeroportos como “bons” ou “muito bons”;
- Todos os 20 aeroportos com média de satisfação geral igual ou superior a 4 (numa escala que vai de 1 – “muito ruim” a 5 – “muito bom”);
- Florianópolis teve a maior evolução percentual comparado ao mesmo trimestre do ano anterior 12,6%;
- 14 de 16 indicadores do agrupamento infraestrutura aeroportuária (87%) obtiveram avaliações acima de 4 (bom);
- O indicador “qualidade da internet/wi-fi” teve sua maior média histórica, 3,65;
- Apesar de terem as notas mais baixas do agrupamento infraestrutura aeroportuária, os indicadores referentes à qualidade da internet/wi-fi e à disponibilidade de tomadas foram os que mais evoluíram desde que começaram a ser pesquisados, 20% e 26%, respectivamente;
- Os indicadores “qualidade das instalações de estacionamento de veículos” e “disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos” tiveram suas maiores médias históricas, 4,29 e 4,10, respectivamente;
- Apesar de terem as notas mais baixas dentre todos os indicadores pesquisados, o “custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes” e “custo-benefício dos produtos comerciais” foram os que mais evoluíram desde o início das pesquisas em 2013: 31% e 30%, respectivamente;
- Todos os 6 indicadores referentes às cias aéreas se mantiveram acima de 4. O “tempo de fila no check-in de autoatendimento” teve sua maior média histórica;
- Todos os 6 indicadores referentes aos órgãos públicos se mantiveram acima de 4;
- Desde o início das pesquisas, os indicadores relativos a facilidades aos passageiros foram os que mais evoluíram, 19% em média;
- A média percentual de evolução de todos os indicadores pesquisados desde o início das pesquisas é 14%.