Na próxima segunda-feira (10), os Estados Unidos vão realizar uma missão de inspeção em frigoríficos de bovinos e suínos de seis estados brasileiros — Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O objetivo é a retomada das exportações de carne in natura para o país.
As visitas serão feitas por duas equipe de veterinária do serviço de inspeção e segurança alimentar dos EUA. Até o dia 28 de junho, Laboratórios federais de defesa agropecuária em São Paulo e Minas Gerais e centros de análises do ministério da agricultura também serão vistoriados. Também estão previstas auditorias nos serviços de inspeção de produtos de origem animal do ministério de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.
Conforme informações do Ministério da Agricultura, há tranquilidade em relação a visita pois todas as exigências feitas pelo Estados Unidos foram cumpridas e que questões burocráticas que travavam as negociações foram resolvidas.
Histórico
Em junho 2017, os norte-americanos suspenderam as compras de carne bovina fresca do País, menos de um ano após abrirem o mercado ao Brasil. Foram 15 anos de negociação para que os produtores brasileiros conseguissem exportar para os EUA. Os motivos da suspensão foram problemas na carne, que apresentavam abscessos e tecidos proibidos.