(Crédito: Reprodução)
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) partem, hoje (29), do aeroporto do Galeão (RJ) para Moçambique, levando medicamentos e insumos estratégicos fornecidos pelo Ministério da Saúde do Brasil, e por equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Força Nacional do Ministério da Justiça. Ao todo, serão enviados seis kits de medicamentos e insumos, totalizando 870 kg, quantidade suficiente para atender 3 mil pessoas por três meses.
Cada kit – composto por medicamentos diversos como antibióticos, anti-hipertensivos, antitérmicos (penicilina, amoxicilina, paracetamol soro para hidratação e materiais de primeiros socorros (ataduras, gazes, luvas, máscaras, seringas, esparadrapos, entre outros) – é capaz de de atender 500 pessoas;
O anúncio da cooperação humanitária ao país africano, atingido pela passagem do ciclone Idai no último dia 14 de março, foi feito ao Grupo de Trabalho Interministerial de Assistência Humanitária (GTI-AHI), durante reunião realizada quarta-feira (27), em Brasília. O GTI-AHI é formado por 15 órgãos da Administração Pública Federal, entre eles, o Ministério da Saúde.
Os materiais, que serão enviados, foram definidos a partir de consulta realizada à Secretaria de Vigilância em Saúde e (SVS) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) da pasta. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, “essas doações não privam os brasileiros do direito ao acesso a medicamentos, que são enviados apenas quando não comprometem o abastecimento nacional.”