A pesquisa também apontou que a tecnologia será fundamental para atravessar a nova era do transporte terrestre. “A capacidade da IA e das soluções analíticas de dados para gerenciar o perfil do pedido e os padrões de envio dos modelos operacionais cada vez mais complexos e exigentes dos clientes, otimizando custos e serviços, sinaliza que agora estes serviços serão vistos como essenciais, e não mais como meros benefícios adicionais”, analisa Bilbao.
Embora essa mudança na dinâmica do setor esteja sendo observada em todas as regiões, constata-se certa variação também em função da maturidade do mercado e das demandas impostas às transportadoras por suas bases de consumidores. “Na América Latina, por exemplo, a consideração prioritária na escolha de um fornecedor de transportes terrestres é a entrega dentro do prazo, ao passo que na Europa, por sua vez, onde o mercado é mais maduro, a otimização de redes é o foco principal das transportadoras”, esclarece.
O cenário é bastante semelhante no Brasil, mas traz algumas peculiaridades, na avaliação do diretor de Transportes da DHL Supply Chain Brasil, Fábio Miquellin. Segundo ele, o Brasil apresenta grandes desafios no setor de transporte, devido às suas dimensões continentais e diversidade climática por região. “A falta de segurança e infraestrutura adequadas à demanda atual, rotas muito longas e, em alguns casos, a necessidade de monitoramento e controle de temperatura dos produtos, somado ao um sistema tributário complexo e a grande concentração de empresas/industrias na região Sudeste do país, demanda ainda mais soluções inovadoras para a manutenção da competitividade das empresas”, ressalta.
O executivo explica que o processo de inovação em transportes no Brasil está em estágios iniciais, mas já apresenta iniciativas concretas e com impactos significativos em termos de ganho de eficiência. “Vemos que o mercado vem se movimentando na busca de sistemas e tecnologias que fazem uso de big data, digitalização de processos emachine learning na área de transportes. Na DHL, inclusive, estamos avançando constantemente no uso e implementação diária destas ferramentas em nossos processos, além de já trabalharmos com equipamentos semi-autônomos e uso de realidade aumentada para treinamentos”.
Outro item, não menos importante, mapeado no setor de transportes é a crescente exigência de alguns clientes pelo controle e redução de emissão de carbono no meio ambiente. Outro fatores mais amplos da sociedade como um todo também foram destacados como desafios relacionados: 61% das empresas, por exemplo, citaram o aumento da urbanização como um fator que impactará significativamente seus negócios no futuro. A tecnologia – e sua capacidade de ajudar a gerenciar esse complexo ambiente – é cada vez mais vista como um requisito padrão para as 3PLs: mais de dois terços (67%) das empresas acreditam que as soluções analíticas de big data e a inteligência artificial (IA) são serviços essenciais a serem oferecidos pelas 3PLs às empresas clientes.
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