Apesar de o Atlético de Madrid não ter jogado bem em grande parte do jogo, a derrota para o Barcelona pode ser explicada pelo toque de genialidade de Lionel Messi. O craque argentino garantiu os três pontos aos catalães com uma cobrança de falta aos 26 minutos do primeiro tempo.
Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico Diego Simeone se rendeu ao compatriota e deu uma declaração curiosa:
– (Messi) É um jogador diferente. Por ter sido um jogo muito disputado, se Messi tivesse colocado a nossa camiseta teríamos ganhado por 1 a 0.
O golaço foi o 600º de Messi na carreira em jogos oficiais (39 foram de falta). Hoje treinador do Barça, Ernesto Valverde lembrou dos tempos em que estava na pele de Simeone, comandando o Athletic Bilbao.
– Quando ele estava no time adversário sempre pensava que Messi iria marcar esse gol de falta. O temor é mais forte quando é rival. Quando ele está no seu time você tem esperança. É um prazer, uma maravilha.
– Esse time dá garantias nos jogos importantes. Eu sabia que iria responder diante do Atlético também. Depois, claro, depende de uma genialidade do Messi ou de outro. Leo é único.
No Twitter, o ex-jogador inglês Gary Lineker, apresentador da rede de TV inglesa “BBC”, também comentou sobre Messi:
“Messi marcou o seu 600º gol para vencer o Atlético e certamente garantir o título para o Barcelona. Se ele fosse apenas um fazedor de gols já seria espantoso, mas o fato de que ele é também o melhor driblador e tão bom quanto no passe fazem dele o melhor que eu vi“