5 dicas para vender mais no Natal

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 52,9% dos brasileiros pretende usar todo ou parte de seu 13º para financiar presentes de Natal e compras de fim de ano. Para Camila Pacheco, sócia-diretora da consultoria empresarial de pequenas e médias empresas, Blue Numbers, “com ou sem crise, quase todo mundo se rende ao consumo no final de ano para garantir pelo menos um presentinho de Natal para si mesmo ou para algum familiar”.

É claro que este ano o varejo está diferente e o movimento esperado para as compras de natal, principalmente de artigos de maior valor, é de queda expressiva. Por outro lado, o comércio de itens mais populares está experimentando um aumento de vendas em relação ao ano passado. Espera-se alta de 14,6% para 23,7% na procura de “lembrancinhas” este ano.

Com o consumidor saindo para comprar, a especialista em gestão dá dicas para o varejista vender mais nesse período do ano:

  1. Organização e ao conforto visual de sua loja. Afinal, uma loja bonita sempre dá mais vontade de entrar;
  2. Clareza e comunicação, principalmente com as promoções de destaque. Tome cuidado para não exagerar nas plaquinhas e cartazes – destacar é uma coisa, poluir o ambiente é outra. O excesso de comunicação pode tornar o ambiente confuso e desagradável;
  3. Estoque: garanta um bom estoque dos itens de maior giro e, se possível, faça compras fracionadas e constantes para garantir estoque, mas sem ficar com mercadoria em demasia para não encalhar;
  4. Combos: crie cenários que incentivem o consumidor a levar mais um produto, por exemplo: O segundo item sai com desconto, kits saem mais barato que compras individuais;
  5. Equipe: Crie políticas de remuneração atrativas e dê suporte para as metas serem atingidas. E, acima de tudo: dê boas condições de trabalho – respeite folgas, descansos semanais e intervalos. Desrespeitar tais questões, além de ser contra as leis trabalhistas, faz com que a equipe fique sobrecarregada e cansada e, automaticamente, produzam menos.

Foco nas vendas e em um 2017 melhor.

Foto: Reprodução


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *