Os marketplaces estão em um ótimo momento e o setor já é um dos que mais cresce no do comércio eletrônico, com alta de 18% em 2016. O Mercado Livre, por exemplo, é a principal fonte de renda de 320 mil pessoas na América Latina – mais de 100 mil só no Brasil. Com tanta gente apostando nesse segmento, é necessário investir em diferenciais para chamar atenção dos clientes e driblar a concorrência acirrada.
De acordo com Frederico Flores, especialista em comércio eletrônico, ferramentas que otimizam os processos e dobram as vendas são as melhores alternativas. “Alavancar as vendas, entregar no prazo e fazer anúncios atrativos são algumas das preocupações dos lojistas que vendem em marketplaces. Para facilitar o dia-a-dia desses empreendedores, algumas atitudes simples podem ajudar. Além disso, já existem ferramentas que otimizam as vendas e permitem o aumento no faturamento da loja”, explica Frederico.
O especialista aponta alguns caminhos e dá 5 dicas para o micro e pequeno empreendedor vender cada vez mais nos marketplaces.
- Título dos anúncios: ao fazer uma busca nos marketplcaes, como o Mercado Livre o “primeiro passo” para chamar a atenção do cliente com certeza é o título, portanto, abuse dos 70 caracteres permitidos e deixe seu anúncio o mais atraente possível. Ficar ligado nas tendências de busca da categoria, usando as palavras mais pesquisadas é um tiro certeiro.
- Fotos dos produtos: para atrair mais clientes, o ideal é fazer as fotos com fundo branco e apostar na alta definição. Imagens com aspecto “amador” não passam uma boa impressão aos clientes e, por este motivo, é imprescindível divulgar ótimas fotos.
- Frete e pagamento: oferecer aos usuários diversas formas de pagamentos e opções de fretes é essencial para quem quer ter sucesso nos shoppings virtuais. Pesquisas apontam que um dos principais motivos para o “abandono de carrinho” é o alto valor do envio. Então procure oferecer frete grátis para seus produtos – mesmo que você tenha que aumentar o preço um pouquinho nesses casos.
- Atendimento ao cliente: oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente passa diretamente pelo atendimento. Portanto, retorne os e-mails e dúvidas dos usuários rapidamente e seja claro nas respostas. Estatisticamente, quem responde às perguntas primeiro, aumenta suas chances de vender – mesmo com preço mais alto. Essa é uma boa oportunidade de fazer valer a qualidade e agilidade do seu serviço.
- Automatize sua loja: administrar e automatizar todas as etapas de vendas em marketplaces exigia dedicação e um investimento que nem todos os lojistas possuíam. Porém, hoje já existem soluções bastante acessíveis para ajudar no gerenciamento das lojas – desde o recebimento de um pedido online até sua entrega. A Becommerce, por exemplo, é uma ferramenta que gerencia todas as etapas de vendas nos marketplaces. Por meio da plataforma é possível controlar os anúncios, responder as perguntas dos possíveis clientes e fazer a qualificação dos usuários de forma automática – facilitando a vida do lojista e permitindo aumento significativo nas vendas.
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