PUBLICIDADE

economia

Economia do país, entenda os indicadores como o PIB

Você já deve ter visto a sigla PIB em vários lugares: TV, jornais, rádio ou até em conversas paralelas por ai. E não é por acaso não, o chamado Produto Interno Bruno retrata a economia do país, ou seja, representa o desempenho econômico de um país, durante o período de um ano.

O indicador é a soma anual de todas as atividades produtivas – bens e serviços – realizadas dentro do país, sendo assim, não depende da nacionalidade das empresas e também das remessas de lucros feitas por elas ao exterior.

Porém, não são contabilizadas as rendas obtidas em atividades externas por empresas que atuam fora das fronteiras brasileiras, nem as rendas e salários de pessoas que trabalham no exterior.

Para entender melhor, a taxa positiva do PIB indica que a economia está em crescimento, mesmo que nem sempre é o suficiente para gerar emprego de fato e elevar a renda média da população.

Já a taxa próxima de zero, como ocorreu no Brasil em 2003 (0,5%), revela uma situação de estagnação econômica – o que pode acontecer com a economia global por conta da pandemia. Abaixo de zero é um indicador de recessão.

Durante o século 20, o crescimento do PIB brasileiro foi positivo e só esteve abaixo do apresentado pelo Japão. A partir das duas últimas décadas do século 20, o país perdeu essa posição.

Hoje a economia brasileira sofre com todos os desdobramentos causados pelo novo coronavírus, na última segunda (25), o relatório ‘Focus’ foi divulgado pelo Banco Central (BC) e indicam novas projeções para o PIB de 2020: a expectativa de redução passou de 5,12% para 5,89%.

Alguns dias depois, o Ipea reduziu previsão de expansão do PIB agropecuário do Brasil em 2020 para 2,4%. De acordo com o estudo, a quebra da safra de soja teve mais peso no resultado do que a pandemia do novo coronavírus. Antes, a estimava de março era de um avanço de 3,8%.

Pela metodologia do IBGE, a agropecuária é responsável por quase 5% do resultado total do PIB brasileiro. Em 2019, o setor movimentou R$ 322 bilhões de um total de R$ 7,3 trilhões.

Além disso, confira na galeria acima mais informações sobre o PIB e como isso afeta a sua vida.

Por: Pipeify