PUBLICIDADE

economia

Projeto no Cerrado recupera √°rea de 110 mil campos de futebol

O Pro¬≠je¬≠to ABC Cer¬≠ra¬≠do recu¬≠per¬≠ou 93 mil hectares de pasta¬≠gens degradadas ensi¬≠nan¬≠do 7,8 mil pro¬≠du¬≠tores rurais a adotarem tec¬≠nolo¬≠gias de baixa emis¬≠s√£o de car¬≠bono. A ini¬≠cia¬≠ti¬≠va √© fru¬≠to de uma parce¬≠ria entre o Servi√ßo Nacional de Apren¬≠diza¬≠gem Rur¬≠al (Senar), Min¬≠ist√©rio da Agri¬≠cul¬≠tura, Pecu√°ria e Abastec¬≠i¬≠men¬≠to (Mapa) e a Empre¬≠sa Brasileira de Pesquisa Agropecu√°ria (Embra¬≠pa), e real¬≠i¬≠zou a√ß√Ķes com pro¬≠du¬≠tores de oito esta¬≠dos: Bahia, Goi√°s, Mato Grosso do Sul, Maran¬≠h√£o, Minas Gerais, Piau√≠, Tocan¬≠tins e Dis¬≠tri¬≠to Fed¬≠er¬≠al.

A área equiv­ale a 110 mil cam­pos de fute­bol e o pro­je­to con­tou com recur­sos do Fun­do de Inves­ti­men­to Flo­re­stal do Ban­co Mundi­al. Os dados fazem parte de um estu­do que avaliou os impactos da adoção das tec­nolo­gias pelos pro­du­tores rurais e foi divul­ga­do nes­ta quar­ta-feira (6).

Para se chegar a esse resul­ta­do foram uti­lizadas várias tec­nolo­gias: Inte­gração Lavoura-Pecuária-Flo­res­ta, Recu­per­ação de Pasta­gens Degradadas, Sis­tema Plan­tio Dire­to e Flo­restas Plan­tadas. Segun­do a asses­so­ria de impren­sa do Sis­tema CNA (Con­fed­er­ação Nacional da Agri­cul­tura), os prin­ci­pais setores aten­di­dos foram bovinocul­turas de corte, leite e agri­cul­tura.

O estu­do mostra que, nas áreas recu­per­adas, a pro­du­tivi­dade na cadeia da bovinocul­tura de corte subiu de 0,7 unidade/animal por hectare para 2,5 e o gan­ho de peso dos ani­mais com a ren­o­vação da pastagem tam­bém aumen­tou, pas­san­do de 400 para 900 gramas/dia. Com isso, o tem­po de abate reduz­iu de 36 meses para 19 meses.

O pro¬≠je¬≠to come√ßou em 2015 e ao todo mais de 18 mil pes¬≠soas foram ben¬≠e¬≠fi¬≠ci¬≠adas entre pro¬≠du¬≠tores e famil¬≠iares, estu¬≠dantes e t√©c¬≠ni¬≠cos. O ABC Cer¬≠ra¬≠do tam¬≠b√©m aju¬≠dou a man¬≠ter a √°rea de veg¬≠e¬≠ta√ß√£o nati¬≠va den¬≠tro das pro¬≠priedades rurais, como as √°reas de preser¬≠va√ß√£o per¬≠ma¬≠nente e reser¬≠va legal. Segun¬≠do a CNA, ‚Äúem cin¬≠co anos hou¬≠ve um incre¬≠men¬≠to de 192,5 mil hectares de veg¬≠e¬≠ta√ß√£o nati¬≠va, ou seja, ao ado¬≠tar tec¬≠nolo¬≠gias e boas pr√°ti¬≠cas agr√≠¬≠co¬≠las, o pro¬≠du¬≠tor rur¬≠al aumen¬≠tou a pro¬≠du¬≠tivi¬≠dade em um mes¬≠mo espa√ßo, evi¬≠tan¬≠do a aber¬≠tu¬≠ra de novas √°reas no Cer¬≠ra¬≠do.‚ÄĚ

Fonte: Agên­cia Brasil

PUBLICIDADE