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economia

Procon multa Enel em R$ 10,2 milh√Ķes por problemas em contas de luz

O Pro¬≠con de S√£o Paulo mul¬≠tou em R$ 10,2 mil¬≠h√Ķes a con¬≠ces¬≠sion√°ria de ener¬≠gia Enel. O √≥rg√£o de defe¬≠sa do con¬≠sum¬≠i¬≠dor rece¬≠beu de 1 de jun¬≠ho a 7 de jul¬≠ho mais de 21 mil queixas sobre os val¬≠ores ele¬≠va¬≠dos das con¬≠tas de luz. De mar√ßo a maio a dis¬≠tribuido¬≠ra deixou de faz¬≠er a leitu¬≠ra de con¬≠sumo de for¬≠ma pres¬≠en¬≠cial, dev¬≠i¬≠do a situ¬≠a√ß√£o de calami¬≠dade p√ļbli¬≠ca, e fez as cobran√ßas a par¬≠tir da m√©dia dos meses ante¬≠ri¬≠ores.

Esse m√©to¬≠do, segun¬≠do o Pro¬≠con ‚Äúger¬≠ou fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠tos incor¬≠re¬≠tos e transtornos aos con¬≠sum¬≠i¬≠dores‚ÄĚ. Al√©m dis¬≠so, o √≥rg√£o desta¬≠ca que para con¬≠seguir o parce¬≠la¬≠men¬≠to das con¬≠tas sob ques¬≠tion¬≠a¬≠men¬≠to e evi¬≠tar a sus¬≠pen¬≠s√£o dos servi√ßos, os solic¬≠i¬≠tantes pre¬≠cis¬≠aram faz¬≠er uma ‚Äúcon¬≠fis¬≠s√£o de d√≠vi¬≠da‚ÄĚ, pr√°ti¬≠ca con¬≠sid¬≠er¬≠a¬≠da abu¬≠si¬≠va.

Assim, levan­do em con­sid­er­ação o taman­ho da empre­sa, a gravi­dade dos prob­le­mas e as van­ta­gens que a con­ces­sionária obteve ao agir dessa maneira, o Pro­con apli­cou a mul­ta. A com­pan­hia pode recor­rer em proces­so admin­is­tra­ti­vo da sanção.

Leituras presenciais

A Enel, disse por nota, que vai anal¬≠is¬≠ar o con¬≠te√ļ¬≠do da penal¬≠i¬≠dade e ado¬≠tar√° ‚Äúas medi¬≠das cab√≠veis‚ÄĚ. A empre¬≠sa disse ain¬≠da que esta¬≠b¬≠ele¬≠ceu uma for√ßa tare¬≠fa jun¬≠to com o Pro¬≠con para respon¬≠der rap¬≠i¬≠da¬≠mente as recla¬≠ma√ß√Ķes. ‚ÄúEm todas que j√° foram avali¬≠adas at√© o momen¬≠to, n√£o hou¬≠ve con¬≠stata√ß√£o de erro no proces¬≠so de fat¬≠u¬≠ra¬≠men¬≠to e cobran√ßa da dis¬≠tribuido¬≠ra‚ÄĚ, afir¬≠ma a con¬≠ces¬≠sion√°ria.

A empre¬≠sa infor¬≠ma que, em jun¬≠ho, reto¬≠mou a leitu¬≠ra pres¬≠en¬≠cial em 80% do medi¬≠dores e que em jul¬≠ho toda a leitu¬≠ra ser√° fei¬≠ta de for¬≠ma pres¬≠en¬≠cial. As difer¬≠en√ßas entre as m√©dias usadas para a cobran√ßa nos √ļlti¬≠mos meses e o con¬≠sumo real ser√£o lan√ßadas nas pr√≥x¬≠i¬≠mas con¬≠tas de luz. ‚ÄúPara os im√≥veis que estavam fecha¬≠dos e clientes com¬≠er¬≠ci¬≠ais que con¬≠sumi¬≠ram menos do que o que foi cobra¬≠do pela m√©dia, todos os cr√©di¬≠tos cor¬≠re¬≠spon¬≠dentes ser√£o disponi¬≠bi¬≠liza¬≠dos aos clientes‚ÄĚ, enfa¬≠ti¬≠za o comu¬≠ni¬≠ca¬≠do.

Parcelamento

As con¬≠tas podem ain¬≠da ser parce¬≠ladas em 10 vezes sem juros ou em 12 vezes no cart√£o de cr√©di¬≠to. Para realizar a nego¬≠ci¬≠a√ß√£o, os clientes podem aces¬≠sar o Por¬≠tal de Nego¬≠ci¬≠a√ß√£o ou o Aplica¬≠ti¬≠vo. A cen¬≠tral de atendi¬≠men¬≠to pode ser con¬≠tata¬≠da pelo tele¬≠fone 0800 72 72 120 .

Edição: Denise Griesinger/AB

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