PUBLICIDADE

política

Lideranças políticas defendem união de forças em prol da democracia

O ex-pres¬≠i¬≠dente Fer¬≠nan¬≠do Hen¬≠rique Car¬≠doso, e os ex-min¬≠istros Mari¬≠na Sil¬≠va e Ciro Gomes, con¬≠cor¬≠daram em unir for√ßas para defend¬≠er a democ¬≠ra¬≠cia, deixan¬≠do as difer¬≠en√ßas pol√≠ti¬≠cas e par¬≠tid√°rias no pas¬≠sa¬≠do.

Durante um debate pro¬≠movi¬≠do pela jor¬≠nal¬≠ista Miri¬≠am Leit√£o, na Globonews, FHC disse que a luta n√£o √© s√≥ pol√≠ti¬≠ca, √© social e econ√īmi¬≠ca. ‚ÄúN√£o podemos nos calar‚ÄĚ, disse o ex-pres¬≠i¬≠dente. ‚ÄúO pas¬≠sa¬≠do ficou no pas¬≠sa¬≠do, ago¬≠ra temos que unir for√ßas‚ÄĚ, afir¬≠mou.

FHC, Ciro Gomes e Marina Silva ¬© JF Dio¬≠rio, Fabio Mot¬≠ta e Dida Sampaio/Estad√£o FHC, Ciro Gomes e Mari¬≠na Sil¬≠va

A ex-min¬≠is¬≠tra Mari¬≠na Sil¬≠vaafir¬≠mou: ‚ÄúAci¬≠ma de n√≥s h√° 36 mil mor¬≠tos por covid-19 e a defe¬≠sa do Esta¬≠do de Dire¬≠ito‚ÄĚ. Ciro Gomes foi ain¬≠da mais inci¬≠si¬≠vo sobre a posi√ß√£o de fig¬≠uras e par¬≠tidos pol√≠ti¬≠cos con¬≠tra uma ‚Äúescal¬≠a¬≠da do autori¬≠taris¬≠mo‚ÄĚ e man¬≠dou uma men¬≠sagem para quem ain¬≠da n√£o se posi¬≠cio¬≠nou. ‚ÄúVamos defend¬≠er a democ¬≠ra¬≠cia e quem n√£o vier √© traidor‚ÄĚ.

Ciro Gomes, tam¬≠b√©m desta¬≠cou a crise na sa√ļde, com 23 mil¬≠itares ocu¬≠pan¬≠do espa√ßos na pas¬≠ta que ain¬≠da tem ‚Äúlid¬≠er¬≠an√ßa pro¬≠vis√≥ria‚ÄĚ em meio √† pan¬≠demia sem con¬≠t¬≠role no pa√≠s.

‚ÄúN√£o creio em um golpe [de Esta¬≠do] de Mour√£o, mas h√° 23 mil¬≠itares na Sa√ļde‚ÄĚ, ironi¬≠zou. ‚ÄúQuero saber se os mil¬≠itares v√£o quer¬≠er ser respon¬≠s¬≠abi¬≠liza¬≠dos por essa trag√©¬≠dia‚ÄĚ, afir¬≠mou Ciro diante do aumen¬≠to de mor¬≠tos e infec¬≠ta¬≠dos pela Covid-19 que est√° levan¬≠do o pa√≠s para a lid¬≠er¬≠an√ßa de casos da doen√ßa no mun¬≠do.

Mari¬≠na Sil¬≠va afir¬≠mou que a ten¬≠ta¬≠ti¬≠va do gov¬≠er¬≠no de escon¬≠der dados sobre mortes da covid-19 no Brasil √© crime de respon¬≠s¬≠abil¬≠i¬≠dade dizen¬≠do que mil¬≠itares est√£o pre¬≠ocu¬≠pa¬≠dos em ‚Äúped¬≠al¬≠adas pand√™mi¬≠cas‚ÄĚ. Ela sug¬≠eriu que o pres¬≠i¬≠dente da C√Ęmara, Rodri¬≠go Maia crie uma comis¬≠s√£o t√©c¬≠ni¬≠ca para coor¬≠denar o acom¬≠pan¬≠hamen¬≠to da pan¬≠demia. ‚ÄúRodri¬≠go Maia tem condi√ß√Ķes para isso‚ÄĚ, afir¬≠mou Mari¬≠na.

FHC tam­bém ata­cou a ten­ta­ti­va de ocul­tação de dados sobre o avanço do coro­n­avírus no Brasil, dizen­do que não dá mais pra escon­der nada de ninguém, já que há impren­sa livre e com­bat­ente, além das redes soci­ais. “A dire­i­ta no poder não con­segue ver a real­i­dade e se agar­ra a fan­tas­mas. Gov­ernar não é cri­ar dis­senso mas cri­ar con­sen­so.

Com infor¬≠ma√ß√Ķes do Estad√£o

 

PUBLICIDADE