PUBLICIDADE

inovaçãoStartups

Desafio de Startups Petrobras seleciona dez projetos inovadores

Dez empre¬≠sas em est√°¬≠gio ini¬≠cial foram sele¬≠cionadas pelo Desafio de Star¬≠tups Petro¬≠bras Dis¬≠tribuido¬≠ra para desen¬≠volver pro¬≠je¬≠tos ino¬≠vadores para os seg¬≠men¬≠tos de atu¬≠a√ß√£o da Com¬≠pan¬≠hia, con¬≠tem¬≠p¬≠lan¬≠do tr√™s ver¬≠tentes: Mobil¬≠i¬≠dade para Pes¬≠soas, Mobil¬≠i¬≠dade para Neg√≥¬≠cios e Sus¬≠tentabil¬≠i¬≠dade. Cada start¬≠up vai rece¬≠ber R$ 150 mil e ter√° pra¬≠zo m√°x¬≠i¬≠mo de 12 meses para imple¬≠men¬≠tar a solu√ß√£o pro¬≠pos¬≠ta. A lista com¬≠ple¬≠ta das vence¬≠do¬≠ras est√° em www.editaldeinovacao.com.br

As star¬≠tups ‚Äď dos esta¬≠dos do RJ, RS, PE, PR, SC, MG e SP ‚Äď ter√£o acom¬≠pan¬≠hamen¬≠to de men¬≠tores da Petro¬≠bras Dis¬≠tribuido¬≠ra e dos Insti¬≠tu¬≠tos Senai de Ino¬≠va√ß√£o durante todo o proces¬≠so de desen¬≠volvi¬≠men¬≠to e imple¬≠men¬≠ta√ß√£o dos pro¬≠je¬≠tos, poden¬≠do uti¬≠lizar os lab¬≠o¬≠rat√≥rios e a infraestru¬≠tu¬≠ra dos insti¬≠tu¬≠tos. Os tra¬≠bal¬≠hos devem ter in√≠¬≠cio na primeira quinzena de janeiro de 2019.

Inte¬≠gran¬≠do o Edi¬≠tal de Ino¬≠va√ß√£o para a Ind√ļs¬≠tria ‚Äď uma ini¬≠cia¬≠ti¬≠va do SENAI, Sebrae e SESI lan√ßa¬≠da em mea¬≠d¬≠os de jun¬≠ho ‚Äď o Desafio de Star¬≠tups Petro¬≠bras Dis¬≠tribuido¬≠ra rece¬≠beu inscri√ß√Ķes de 107 star¬≠tups, de 13 esta¬≠dos e do DF, que apre¬≠sen¬≠taram 117 ideias. Podi¬≠am par¬≠tic¬≠i¬≠par empre¬≠sas de micro ou pequeno porte (MPE), des¬≠de que tivessem CNPJ ati¬≠vo com at√© cin¬≠co anos de exist√™n¬≠cia e com¬≠pet√™n¬≠cia t√©c¬≠ni¬≠ca em tec¬≠nolo¬≠gias dig¬≠i¬≠tais, como Inter¬≠net das Coisas (IoT), Real¬≠i¬≠dade Aumen¬≠ta¬≠da e Vir¬≠tu¬≠al, Intelig√™n¬≠cia Arti¬≠fi¬≠cial, Big Data.

O Desafio exigiu muito dos par¬≠tic¬≠i¬≠pantes. As empre¬≠sas can¬≠di¬≠datas tiver¬≠am que ultra¬≠pas¬≠sar duas eta¬≠pas de sele√ß√£o rig¬≠orosas. As equipes da BR, que se prepararam para as inter¬≠a√ß√Ķes e desen¬≠volvi¬≠men¬≠to con¬≠jun¬≠to com as star¬≠tups,  per¬≠cor¬≠reram cidades em apre¬≠sen¬≠ta√ß√Ķes sobre as com¬≠plexas √°reas de atu¬≠a√ß√£o da Com¬≠pan¬≠hia.

‚ÄúO resul¬≠ta¬≠do foi bas¬≠tante pos¬≠i¬≠ti¬≠vo, tan¬≠to pelo grande inter¬≠esse des¬≠per¬≠ta¬≠do quan¬≠to pela qual¬≠i¬≠dade das pro¬≠postas‚ÄĚ, avalia Aspen Ander¬≠sen, ger¬≠ente exec¬≠u¬≠ti¬≠vo de TI da Petro¬≠bras Dis¬≠tribuido¬≠ra. ‚ÄúCom essa ini¬≠cia¬≠ti¬≠va, a BR inte¬≠gra-se ao ecos¬≠sis¬≠tema de ino¬≠va√ß√£o, bus¬≠can¬≠do a agili¬≠dade das star¬≠tups e aten¬≠den¬≠do aos desafios do neg√≥¬≠cio, con¬≠tribuin¬≠do para a pro¬≠mo√ß√£o da cul¬≠tura ino¬≠vado¬≠ra, que √© uma das mar¬≠cas da com¬≠pan¬≠hia‚ÄĚ, afir¬≠ma.

Na primeira tem√°ti¬≠ca, Mobil¬≠i¬≠dade para Pes¬≠soas, foram sele¬≠ciona¬≠dos pro¬≠je¬≠tos que poten¬≠cial¬≠izam neg√≥¬≠cios de vare¬≠jo aplic√°veis em pos¬≠tos de com¬≠bust√≠veis, lojas de con¬≠veni√™n¬≠cia e cen¬≠tros de lubri¬≠fi¬≠ca√ß√£o; j√° para o seg¬≠men¬≠to B2B, inseri¬≠do na tem√°ti¬≠ca Mobil¬≠i¬≠dade para Neg√≥¬≠cios, os que visam apri¬≠morar o rela¬≠ciona¬≠men¬≠to com clientes do seg¬≠men¬≠to indus¬≠tri¬≠al e de avi¬≠a√ß√£o, al√©m da max¬≠i¬≠miza¬≠√ß√£o da efi¬≠ci√™n¬≠cia opera¬≠cional; e para a ter¬≠ceira tem√°ti¬≠ca, Sus¬≠tentabil¬≠i¬≠dade, os que bus¬≠cam mit¬≠i¬≠gar o impacto das ativi¬≠dades na segu¬≠ran√ßa das oper¬≠a√ß√Ķes e no meio ambi¬≠ente.

Foto: Divul­gação

PUBLICIDADE