4.2 // saúde

Atenção com a micose de unha no verão

Doença comum no verão, a onicomicose ou micose de unha é uma infecção causada por fungos que se alimentam de queratina, substância que forma as unhas. “As fontes de infecção podem ser o solo, fezes de animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados”, explica Márcio Accordi, biólogo especialista em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos, que apresenta o Micozione, solução ideal por contar com potentes ativos para fortalecer e reparar as unhas.

Entendendo o problema

As unhas mais afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o crescimento dos fungos. “Além disso, o crescimento mais lento das unhas dos pés dificulta a eliminação da micose, mas esse é um problema que acomete também as unhas das mãos”, acrescenta. “As unhas com micose ficam espessas, esponjosas, de colorações brancas, amareladas e escuras, podem causar dor principalmente quando acontece a formação de unhas de gavião, a unha fica côncava e escura.”

Dicas de prevenção

Márcio explica que para evitar o problema é necessário manter hábitos de higiene rigorosos nas mãos e nos pés. “Além disso, o paciente deve evitar andar descalço em pisos molhados, como em academias, saunas e piscinas; usar sempre seu próprio material de manicure; na medida do possível, usar calçados largos e bem ventilados; usar, de preferência, as meias de algodão em vez de tecido sintético”, explica.

Tratamento

O médico dermatologista ou clínico faz o diagnóstico inicial pela análise de lesões e posteriormente pode fazer a confirmação por meio de raspagem da unha acometida e a incubação em meios de cultura específicos. “Para tratar estas unhas, existe produto antimicótico, fortalecedor e reparador de unhas, que tratam, hidratam, fortalecem e reparam as lesões. Em alguns casos mais graves poderá ser necessário o uso de medicamentos orais. O médico indicará se será necessário o uso destes medicamentos”, explica.

No caso de Micozione, da Biozenthi, o produto foi elaborado com óleos vegetais fungicida e bactericida, ácidos, como o salicílico e o lático. “A associação de todos estes ativos permitem um excelente resultado para o tratamento de micoses de unha, com fortalecimento e reparação. Nos testes em laboratório de microbiologia, utilizando uma parte de uma unha danificada, o produto mostrou um grande resultado a partir da primeira aplicação”, conta. O tratamento todo leva alguns meses dependendo do estágio em que se encontram as unhas.

O produto não contém glúten, não é testado e nem conta com ingredientes animais. Quanto ao modo de uso, Márcio recomenda agitar antes de usar e depois pincelar por toda a unha, em ambos os lados e aguardar alguns minutos. “Depois, pode retirar o excesso. É necessário aplicar de uma a duas vezes ao dia com a unha limpa. Para melhores resultados, no início do tratamento, corte toda a área afetada e lixe”, finaliza.

Fotos: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista