4.2 // saúde

A importância do fortalecimento da coluna

Você já parou para pensar como a coluna é extremamente importante para o nosso corpo e merece tamanha  atenção quando o assunto é cuidado com a saúde? Ela é considerada uma das estruturas mais nobres e fundamentais do corpo humano e, por isso, necessita de cuidados essenciais para deixá-la saudável e sempre fortalecida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas no mundo enfrentarão alguma dor nas costas pelo menos uma vez na vida! E existem alguns vilões colaborando para esta estatística. A má postura, o excesso de tempo que as pessoas passam à frente do computador ou manuseando o celular prejudicam a coluna e é preciso tomar medidas, através de exercícios e alongamento, para que esse problema seja minimizado.

Além da má postura, o sedentarismo, aumento de peso e o sobrepeso que as mulheres carregam na bolsa, por exemplo, fazem com que qualquer pessoa possa desenvolver alguma dor relacionada à coluna. Mas para diminuir esses incômodos e, até mesmo, evitar problemas num futuro distante e dores ao longo dos anos, é possível realizar exercícios e manobras para o fortalecimento da coluna.

De acordo com o Prof. Dr. Joe Rosário, fisioterapeuta pHD em coluna, os músculos precisam sempre estar equilibrados entre eles, tanto em força quanto em alongamento. “Desta forma eles não limitam o movimento dos seus vizinhos e contribuem na estabilização do segmento corporal em questão, ajudando a evitar possíveis lesões“. Ele ressalta ainda que como os músculos lombares não são visualmente atraentes, eles acabam sendo esquecidos em treinos de academias e lembrados apenas quando o aluno (a) tem alguma dor específica.

 

Foto: Reprodução

saiba antes via instagram @maisinfluenterevista