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1.0 - RADAR

Varejo reforça distribuição para a Black Friday

Uma “opera√ß√£o de guerra” √© montada pelas grandes varejistas para dar conta da log√≠stica da Black Friday. A um dia do evento que promete descontos em diversos produtos, os centros de distribui√ß√£o de empresas de com√©rcio eletr√īnico operam 24 horas para receber os pedidos dos consumidores, separar as mercadorias e despach√°-las no menor tempo poss√≠vel.

Planejamento √© a chave para fazer tudo dar certo em meio √† correria. Nas grandes redes, a log√≠stica da Black Friday √© planejada com um ano de anteced√™ncia. Depois de avaliarem o desempenho da √ļltima edi√ß√£o, as empresas j√° pensam em novas estrat√©gias para a vender mais na pr√≥xima e reduzir o n√ļmero de queixas que costumam acompanhar as transa√ß√Ķes.

Para não correr o risco de ficar sem produtos para vender, as varejistas precisam reforçar o estoque para a data. Na Netshoes, e-commerce de artigos esportivos, por exemplo, os estoques em novembro são cerca de 50% acima do registrado em meses comuns.

E para dar conta de despachar tudo isso, a empresa contratou 750 funcion√°rios tempor√°rios em novembro deste ano. √Č mais do que no ano passado, quando 600 pessoas refor√ßaram a equipe para a Black Friday, e o recorde para a empresa. Hoje, 2.500 fazem parte do quadro fixo de funcion√°rios da empresa.

A contratação foi necessária para que a Netshoes funcionasse durante 24 horas de quinta (23) a domingo (26).

“Normalmente despachamos 35 mil pedidos por dia. Sobe para 100 mil por dia. A gente trabalha praticamente 24 horas, o atendimento tamb√©m tem hor√°rio estendido. Investimos muito nisso”, disse a diretora de marketing da Netshoes, Gabriela Platinetty.

Na Ricardo Eletro, os escrit√≥rios tamb√©m funcionam durante 24 horas na sexta e no s√°bado. Os centros de distribui√ß√£o, que normalmente funcionam em s√≥ um turno, costumam operar em dois. “Todo mundo fica atento 24 horas. As vendas aumentam muito. Em tr√™s dias, superam quase o m√™s de novembro inteiro”, afirmou Ricardo Nunes, fundador e presidente da empresa.

Negociação com fornecedores

Além de planejar a logística, o comércio também negocia preços com fornecedores com, no mínimo, seis meses de antecedência. Para conseguir oferecer descontos realmente atrativos, as empresas precisam comprar o produto com preços menores do fornecedor.

“O planejamento da Black Friday √© anual. Ap√≥s o evento do ano passado, j√° come√ßamos as negocia√ß√Ķes, vemos o que deu certo, o que deu errado. As negocia√ß√Ķes come√ßam a ser feitas seis meses antes do evento, dentro do direcionamento que queremos dar”, afirmou Rodrigo Pothin, diretor-geral comercial do Walmart Brasil.

De acordo com o Walmart, um grupo de trabalho com profissionais de todas as √°reas envolvidas se re√ļne duas vezes por semana para alinhar todo o processo e fluxo de informa√ß√Ķes. Todos os anos, ao final de cada Black Friday, esse grupo analisa o que deu certo e tira li√ß√Ķes para eventos futuros. “Com isso, o ciclo nunca termina, ele √© corrigido e melhorado o tempo todo.”

Black Friday é o novo Natal

Nos √ļltimos anos, a Black Friday vem se consolidando no calend√°rio de datas importantes para o com√©rcio brasileiro. Diante das ofertas e da primeira parcela do 13¬ļ que alguns trabalhadores j√° receberam, as compras de Natal acabam sendo adiantadas para novembro.

Na Netshoes, a Black Friday é mais rentável do que qualquer outra data do varejo, como Dia das Mães ou Natal. Para aproveitar a temporada de vendas fortes, a varejista organizou o evento para durar o mês inteiro.

Mas isso n√£o quer dizer que n√£o haver√° um pico de vendas na sexta-feira, o dia oficial de descontos. A partir de quinta-feira, mais produtos e descontos diferentes ser√£o apresentados e as condi√ß√Ķes de compra seguem durante todo o final de semana ou enquanto durarem os estoques.

Entrega

A logística de Black Friday continua fora dos centros de distribuição das varejistas. Os Correios, que distribuem produtos vendidos pela internet para grandes e pequenas empresas, preveem um aumento de 25% no volume de encomendas entre novembro e dezembro.

Para atender a demanda, a empresa informou que ter√° refor√ßos como m√£o de obra tempor√°ria, aumento nas linhas de transporte e intensifica√ß√£o das a√ß√Ķes de gerenciamento de risco.

 

Foto: Marcelo Brandt/G1

Fonte: G1