PUBLICIDADE

brasil

Terceira onda da covid-19 está próxima, alertam especialistas

A aproximação do inverno dispara um alerta entre os especialistas que projetam que a terceira onda da covid-19 está próxima de estourar no Brasil. Os estudiosos ouvidos pelo portal UOl destacam que o ritmo lento da vacinação e o afrouxamento da quarentena nos estados podem colaborar para isso.

Foi nesse cen√°rio que os casos dispararam na Europa, atingindo pa√≠ses como Fran√ßa, It√°lia, Pol√īnia, Rep√ļblica Tcheca e Hungria.

A reportagem do UOL destaca que, em maio, a vacinação no Brasil caiu 17% em relação a abril. A principal razão para essa queda foi a falta de insumos, que interrompeu a produção das vacinas CoronaVac, pelo Instituto Butantan, e da AstraZeneca, da Fiocruz.

Se não bastasse a baixa cobertura vacinal e a baixa adesão ao isolamento, ainda tem a circulação das novas variantes do coronavírus no país. Já se sabe que a cepa brasileira P.1, que se espalhou pelos estados, é mais transmissível.

‚ÄúComo a P1 √© mais transmiss√≠vel, cremos que existir√° n√ļmero maior de infectados em caso de nova onda‚ÄĚ, diz Ana Marinho, imunologista do Hospital das Cl√≠nicas de S√£o Paulo.

De acordo com o infectologista Marco Aur√©lio S√°fadi, professor da Faculdade de Ci√™ncias M√©dicas da Santa Casa de S√£o Paulo, a chegada do inverno preocupa ainda mais. ‚ÄúV√≠rus respirat√≥rios gostam de frio e t√™m sua capacidade de sobreviv√™ncia aumentada‚ÄĚ nessa √©poca do ano‚ÄĚ, afirma.

*Com informa√ß√Ķes do Metro News