PUBLICIDADE

brasil

Sul do Brasil terá semana de chuva; ar quente e seco predomina na maior parte do país

A semana começará com chuvas na região sul do Brasil e com possibilidade de temporais no interior do Rio Grande do Sul. Também há possibilidade de chuva na região norte e nordeste do país, enquanto o ar quente e seco prevalece nas regiões sudeste e centro-oeste.

O Rio Grande do Sul terá um aumento da umidade após um final de semana com tempo aberto. Isso acontece por conta da atuação de cavados meteorológicos – correntes de vento que ajudam a formar nuvens de tempestade – e de sistemas de baixa pressão que estão atuando na Argentina e no Paraguai.

Segundo a Climatempo, o interior do estado gaúcho entra em alerta para temporais nos próximos dias. No noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, há alerta de temporais com raios e rajadas de ventos de até 90km/h.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou, neste domingo (21), para riscos de transtornos devido ao alto volume de chuva nos próximos dias nas regiões oeste, noroeste, próximo ao centro e no norte gaúcho. Ainda de acordo com o órgão, nessas regiões, devido às chuvas persistentes, são esperados acumulados entre 40mm e 80mm, podendo passar de 100mm. A Defesa Civil também afirmou que não descarta temporais nessas áreas.

O Norte e Nordeste do Brasil também devem enfrentar chuva, com alerta na segunda-feira (22) para temporais no Amazonas, Pará e Maranhão.

As primeiras pancadas de chuva devem começar já pela manhã no Amazonas, no Acre e no estado de Roraima. Em Belém e no Amapá, chove a qualquer momento. A capital paraense terá uma segunda-feira (22) abafada por conta da influência da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical. Na região norte, o tempo deve seguir firme no sul do Tocantins, mas, na capital Palmas, a chuva pode vir forte na parte da tarde.

Também sob influência da ZCIT, o litoral norte do Nordeste deve ter temporais na segunda-feira (22). São esperadas chuvas em São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), e mesmo com a abertura de sol em alguns momentos, essas regiões voltam a ficar em alerta durante o período da tarde.

Ainda segundo a Climatempo, não há previsão de chuva para o sul do Piauí e o oeste da Bahia. O litoral norte da Bahia e a capital Salvador tem alerta para temporais com ventos de até 90km/h.

O começo de semana será de pouca chuva e temperaturas elevadas no centro-oeste. Em Campo Grande (MS), Goiânia e Brasília o tempo segue firme. O mesmo sistema de baixa pressão no Paraguai – que afeta o Rio Grande do Sul – pode levar chuva isolada para o Pantanal e o sul do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, os termômetros chegam aos 34ºC na segunda-feira (22), mas pode chover forte à tarde no centro e região norte do estado.

Em todo o sudeste a previsão é de tempo firme, com calor no Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG) e em São Paulo (SP). O alerta vai para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 30% no estado de São Paulo – com exceção do Litoral, noroeste e triângulo mineiro, sul de Goiás e centro-leste do Mato Grosso do Sul. Em Vitória, no Espírito Santo, a umidade vinda do mar pode resultar em pancadas de chuvas rápidas e isoladas.

*Sob supervisão de Bianca Camargo