PUBLICIDADE

s√£o paulo

SP fará inquérito sorológico para avaliar circulação de coronavírus na rede de ensino

O Vice-Gov­er­nador Rodri­go Gar­cia anun­ciou a real­iza­ção de um inquéri­to sorológi­co na rede estad­ual de Edu­cação para men­su­rar a cir­cu­lação do coro­n­avírus entre os inte­grantes da comu­nidade esco­lar do esta­do de São Paulo.

‚ÄúEsse inqu√©ri¬≠to acom¬≠pan¬≠ha a estat√≠s¬≠ti¬≠ca necess√°ria para que a infor¬≠ma√ß√£o sobre a evolu√ß√£o da epi¬≠demia na rede, seja de alunos e de pro¬≠fes¬≠sores, pos¬≠sa nos dar clareza necess√°ria para a prepara√ß√£o para a vol¬≠ta √†s aulas de mais de 3,5 mil¬≠h√Ķes de estu¬≠dantes e de 240 mil profis¬≠sion¬≠ais da √°rea da edu¬≠ca√ß√£o‚ÄĚ, disse Gar¬≠cia.

O pro¬≠ced¬≠i¬≠men¬≠to ser√° orga¬≠ni¬≠za¬≠do pelas Sec¬≠re¬≠tarias de Esta¬≠do da Edu¬≠ca√ß√£o e da Sa√ļde. Mais infor¬≠ma√ß√Ķes ser√£o divul¬≠gadas na pr√≥x¬≠i¬≠ma sem¬≠ana. ‚Äú√Č impor¬≠tante ter¬≠mos essa exper¬≠i√™n¬≠cia na rede estad¬≠ual tan¬≠to para os nos¬≠sos estu¬≠dantes quan¬≠to para os nos¬≠sos profis¬≠sion¬≠ais, pro¬≠fes¬≠sores, agentes de orga¬≠ni¬≠za¬≠√ß√£o. Todos eles v√£o par¬≠tic¬≠i¬≠par desse proces¬≠so, que nos trar√° uma clar¬≠i¬≠dade ain¬≠da maior sobre os nos¬≠sos pr√≥x¬≠i¬≠mos pas¬≠sos‚ÄĚ, afir¬≠mou o Secret√°rio da Edu¬≠ca√ß√£o, Rossieli Soares.

Prefeituras terão de anun­ciar cal­endários

Na próx­i­ma sem­ana, o Gov­er­no de São Paulo vai pub­licar uma res­olução para reg­u­la­men­tar a neces­si­dade de os 645 municí­pios man­i­festarem se vão ou não aderir ao plano de retoma­da das aulas pres­en­ci­ais sug­eri­do pelo Esta­do.

A pre¬≠vis√£o √© que as esco¬≠las pos¬≠sam reabrir opcional¬≠mente para aulas de recu¬≠per¬≠a√ß√£o a par¬≠tir de 8 de setem¬≠bro. Todavia, as prefeituras ter√£o autono¬≠mia, embasadas pelos indi¬≠cadores epi¬≠demi¬≠ol√≥gi¬≠cos de suas regi√Ķes e aval da vig¬≠il√Ęn¬≠cia san¬≠it√°ria, para acom¬≠pan¬≠har ou n√£o o cal¬≠end√°rio.

As 91 Dire¬≠to¬≠rias de Ensi¬≠no lig¬≠adas √† rede estad¬≠ual de S√£o Paulo ficar√£o respon¬≠s√°veis pelo con¬≠ta¬≠to com as prefeituras, respei¬≠tan¬≠do as cir¬≠cun¬≠st√Ęn¬≠cias locais em rela√ß√£o √† pan¬≠demia do coro¬≠n¬≠av√≠rus, e por acom¬≠pan¬≠har as decis√Ķes locais. Os cal¬≠end√°rios abrangem tan¬≠to as esco¬≠las p√ļbli¬≠cas quan¬≠to as par¬≠tic¬≠u¬≠lares.

#HoraDoIn­t­er­va­lo

Na pr√≥x¬≠i¬≠ma sem¬≠ana, entre segun¬≠da-feira (24) e sex¬≠ta-feira (28), os alunos da rede estad¬≠ual poder√£o par¬≠tic¬≠i¬≠par da #HoraDoIn¬≠t¬≠er¬≠va¬≠lo, uma pro¬≠gra¬≠ma√ß√£o difer¬≠en¬≠ci¬≠a¬≠da trans¬≠mi¬≠ti¬≠da pelo Cen¬≠tro de M√≠dias SP. Neste per√≠o¬≠do, n√£o haver√° aulas in√©di¬≠tas nem repris¬≠es sobre o con¬≠te√ļ¬≠do da grade cur¬≠ric¬≠u¬≠lar.

Os estu¬≠dantes ter√£o aces¬≠so a ofic¬≠i¬≠nas para desen¬≠volver com¬≠pet√™n¬≠cias socioe¬≠mo¬≠cionais, teatro, desen¬≠ho, dan√ßa, jogos e out¬≠ras ativi¬≠dades l√ļdi¬≠cas. A pro¬≠gra¬≠ma√ß√£o poder√° ser con¬≠feri¬≠da no site do CMSP (centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao).

Para os pro¬≠fes¬≠sores e servi¬≠dores, ser√° um momen¬≠to de pausa. ‚ÄúSer√° uma sem¬≠ana desplu¬≠ga¬≠do, j√° que temos vis¬≠to o estresse dos nos¬≠sos profis¬≠sion¬≠ais, dos estu¬≠dantes, das fam√≠lias. A tec¬≠nolo¬≠gia nos aju¬≠da muito, mas pode virar algo neg¬≠a¬≠ti¬≠vo‚ÄĚ, expli¬≠ca Soares.

Crono­gra­ma pre­vis­to

Para retomar ativi¬≠dades pres¬≠en¬≠ci¬≠ais a par¬≠tir de 8 de setem¬≠bro, as esco¬≠las devem estar em regi√Ķes que per¬≠manecem ao menos h√° 28 dias na fase amarela do Plano S√£o Paulo. As unidades podem rece¬≠ber alunos para aulas de refor√ßo, recu¬≠per¬≠a√ß√£o e ativi¬≠dades opcionais.

Nes­ta primeira eta­pa, na edu­cação infan­til e nos anos ini­ci­ais do ensi­no fun­da­men­tal, o lim­ite máx­i­mo é de até 35% dos alunos em ativi­dades pres­en­ci­ais. Para os anos finais do ensi­no fun­da­men­tal e ensi­no médio, o lim­ite máx­i­mo é de 20%.

O retorno ofi­cial das aulas é pre­vis­to para 7 de out­ubro, o que só ocor­rerá se 80% do esta­do estiv­er por 28 dias segui­dos na fase amarela. A retoma­da será grad­ual e, na primeira eta­pa, vai atin­gir até 35% dos alunos.

PUBLICIDADE