Confira abaixo os dez sinais de que alguém pode estar mentindo:
1) Cabeça apoiada na mão
Isso pode significar desinteresse com o assunto, mas por muito tempo, pode simbolizar que o tema da conversa está deixando a cabeça “pesada” e por isso ela precisa do suporte da mão.
2)Acenar negativamente de forma frenética
Durante a reunião de área, você percebe que tem alguém acenando negativamente a cabeça, de maneira rápida e repetitiva. Isso indica ansiedade, como se a pessoa quisesse se livrar logo do papo ou reafirmar a veracidade do discurso com um aceno frenético de cabeça.
3) Mão tapando a boca
Quando em uma conversa, um dos interlocutores fica com a mão tapando a boca, saiba que trata-se de um gesto de quem está tentando ganhar tempo para formular uma resposta. Também indica espanto, vergonha e apreensão,como se a mão fosse uma barreira para impedir a fuga da verdade.
4) Esfregar, tocar o pescoço, desafrouxar gravata
Justo o responsável por entregar os resultados do mês está esfregando ou tocando o pescoço e isso mostra que aquele trabalho é sensível e ele está se sentindo sufocado. Por isso, ele tenta se livrar da sensação, afrouxando a gravata ou desabotoando o colarinho.
5) Pernas inquietas
Aquela pessoa que não para de mexer as pernas após o início de uma determinada conversa mostra que o assunto lhe causou receio e estresse.
6) Rir em assunto ruim/sério
O seu núcleo foi chamado para uma reunião de feedback negativo, mas um de seus colegas não consegue parar de sorrir. Essa incongruência entre expressão e assunto mostra que algo está errado.
7) Repetição do “não, não, não” na resposta ou “nunca”
Para sustentar um discurso mentiroso, o interlocutor acaba repetindo muitas vezes seguidas a palavra “não” ao invés de resposta simples e objetiva. Ele está manifestando verbalmente a sua ansiedade. Essa é uma espécie de “muleta” para segurar um discurso inverossímil até para si mesmo.
8) Aumento do volume da voz
O seu colega de núcleo está numa ligação e, de repente, aumenta o volume de voz. Esse é um sinal comum a quem está precisando de atenção, é controlador, competitivo, hostil e socialmente inconsciente. É a insegurança em estado bruto.
9) Choro frenético
Se tudo que é necessário são dados para fechar um relatório e a pessoa responsável começa a chorar freneticamente, isso mostra a sua insatisfação dela com a conversa e uma busca por perdão a todo custo.
10) Fala excessivamente rápida